Legisladores norte-americanos solicitaram aos principais chefes de inteligência dos Estados Unidos um relatório detalhado sobre os possíveis impactos de segurança decorrentes de uma eventual vitória russa na guerra contra a Ucrânia. A análise deve considerar os riscos para os interesses estratégicos dos EUA, incluindo os cenários associados à continuidade ou à suspensão do apoio militar e econômico a Kiev.
De acordo com o jornal The Hill, os parlamentares estabeleceram um prazo de 90 dias após a assinatura da Lei de Defesa Nacional para a apresentação do documento. Além disso, o relatório deve abordar os efeitos potenciais de mudanças na permissão para que as Forças Armadas ucranianas utilizem mísseis de longo alcance contra a Rússia. A análise também deverá considerar a possibilidade de agressões futuras por parte de potências como Rússia, China, Irã e Coreia do Norte.
Ainda segundo a publicação, o relatório será disponibilizado publicamente, mas poderá incluir anexos confidenciais com informações reservadas. O documento será encaminhado aos Comitês de Inteligência da Câmara e do Senado, além dos Comitês de Serviços Armados, Relações Exteriores, Relações Internacionais e Apropriações.
Em declarações anteriores, Donald Trump, presidente eleito dos EUA, indicou que a Ucrânia pode enfrentar uma redução no apoio militar norte-americano quando ele assumir o cargo. A potencial mudança na política externa dos EUA em relação à guerra tem gerado preocupações no Congresso, que busca compreender os riscos associados a diferentes cenários.
A solicitação dos parlamentares reflete as crescentes incertezas no panorama internacional, especialmente no que diz respeito à posição estratégica dos EUA em relação à Ucrânia e à Europa Oriental. Com a mudança iminente na administração norte-americana, as decisões sobre o apoio à Ucrânia podem ter implicações duradouras para a segurança global.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




