O ministro da Casa Civil, Rui Costa, reagiu às pressões do setor financeiro, considerando-as um “ataque especulativo” ao real. Costa argumentou que a valorização do dólar em relação à moeda brasileira não reflete a realidade da economia nacional, que apresenta números positivos em áreas como crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e redução do desemprego. Em sua fala, o ministro citou o crescimento do PIB de 3,2% em 2023 e a projeção de 3,5% para 2024, além da queda da taxa de desemprego para 6,2%, o nível mais baixo desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, em 2012.
Segundo Costa, a situação atual reflete duas realidades distintas: a da economia real, que se fortalece, e a de especuladores que tentam manipular os preços do dólar para obter lucros elevados.
“A realidade da economia brasileira é extremamente positiva. Porém, temos também um cenário imaginário criado por especuladores que tentam aumentar artificialmente o preço do dólar, o que acaba impactando as condições de vida da população”, afirmou Costa durante reunião do Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de Inteligência (Consisbin), em Brasília.
O ministro sugeriu ainda que a pressão do mercado tenha motivação política, com especuladores tentando criar um cenário negativo visando à disputa eleitoral de 2026. Costa afirmou que a atuação do governo federal é tranquila e que a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece serena diante do cenário.
“Os números reais não justificam essa especulação. É mais uma ação com perfil eleitoral, em um cenário muito distinto da realidade do país”, disse.
Costa finalizou suas declarações prevendo que, em breve, os especuladores responsáveis por essa pressão sofreriam perdas financeiras, o que levaria ao fim do atual cenário especulativo.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




