Na última segunda-feira (09/12/2024), o Partido dos Trabalhadores da Bahia (PT) promoveu um seminário na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), reunindo deputados estaduais da legenda, membros do Diretório Estadual, da Executiva e o cientista político Cláudio André. O evento marcou o início das discussões e da formulação de estratégias para as eleições de 2026, com o foco na ampliação das candidaturas do partido em diversos níveis, incluindo as de deputados estaduais e federais, senadores, do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante o seminário, o presidente estadual do PT, Éden Valadares, destacou a importância de ampliar a base de apoio ao presidente Lula e ao governador Jerônimo Rodrigues, com vistas ao fortalecimento político da legenda nas eleições de 2026.
“O Nordeste terá um papel ainda mais importante nas próximas eleições, garantindo a vitória de Lula e também de Jerônimo. Vamos continuar trabalhando para transformar a vida do povo e fortalecer nossas bancadas, tanto federal quanto estadual”, afirmou.
Ele ainda expressou otimismo em relação ao desempenho do PT nas urnas, acreditando que o partido terá um resultado superior ao de 2022.
O cientista político Cláudio André, convidado a participar do evento, ressaltou a relevância da presença de Lula como fator determinante para o sucesso eleitoral do PT. Para ele, a liderança do presidente, além das figuras importantes do partido na Bahia, como o ex-governador Jaques Wagner, Rui Costa e Jerônimo, definirá o futuro político da legenda. “Lula é a grande liderança e definirá o rumo do projeto para 2026 e além”, comentou, reforçando a necessidade de um olhar estratégico para o futuro, com foco nas eleições municipais de 2028, que, segundo ele, devem representar uma grande virada para o PT.
O deputado Rosemberg Pinto, líder do Governo na Alba, abordou a necessidade de adaptação do partido às novas realidades sociais. Para ele, o PT precisa se conectar com as demandas da juventude e de outros grupos sociais que emergem como protagonistas nas discussões políticas.
“A sociedade mudou e os interesses também. Precisamos ouvir as novas gerações e adaptar nosso discurso para que possamos avançar com o apoio das bases”, afirmou.
A deputada Fátima Nunes, líder do PT na Alba, reforçou a importância da continuidade do projeto político iniciado por Jaques Wagner e Rui Costa, agora sob a liderança de Jerônimo Rodrigues. Nunes destacou o trabalho de base realizado pelos parlamentares, que estão em contato direto com a população para entender suas demandas e trazer soluções para o partido e o Governo. “O trabalho porta a porta, casa a casa, é essencial para consolidarmos nosso projeto e trazer mais pessoas para o PT. O sucesso das nossas campanhas depende da união e da colaboração de todos”, afirmou.
O seminário se consolidou como um ponto de partida para o fortalecimento das candidaturas do PT para as eleições de 2026, com ênfase na ampliação da base eleitoral do partido e na construção de um projeto de continuidade para a Bahia e o Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




