A Rocha Bahia Mineração, empresa baiana especializada na extração de rochas ornamentais, apresentou, nesta quarta-feira (11/12/2024), suas perspectivas de produção e desenvolvimento ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida. O encontro ocorreu em Salvador e teve como objetivo demonstrar o potencial das minas baianas, além de discutir as linhas de produção da mineradora. A empresa, com sede em Paramirim e o maior de seus empreendimentos na Mina Muquém, possui mais seis minas espalhadas por diferentes regiões da Bahia.
Durante a reunião, o secretário Angelo Almeida destacou a importância da Rocha Bahia Mineração para o setor mineral da Bahia e a relevância do apoio do Governo do Estado para o crescimento econômico do setor.
“A Rocha Bahia Mineração entende que o Governo do Estado é um importante parceiro do desenvolvimento econômico e do setor mineral baiano. As atividades da mineradora contribuem para manter a Bahia como um dos maiores produtores de quartzito do Brasil”, afirmou Almeida.
Ele também ressaltou o compromisso da empresa com a sustentabilidade, mencionando o uso de energia renovável na produção. Esse enfoque, segundo o secretário, contribui para uma Bahia mais ecológica e sustentável.
A Rocha Bahia Mineração tem uma presença significativa no mercado nacional e internacional. Seus produtos, que incluem materiais exóticos, super exóticos e clássicos, são comercializados em diversas partes do Brasil e em mercados da América, Europa e Ásia. A empresa gera cerca de 4.400 empregos diretos e indiretos em toda a Bahia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que indicam que, para cada emprego direto no setor de mineração, são gerados 11 empregos indiretos em toda a cadeia produtiva.
Gedson Guerra, CEO da Rocha Bahia Mineração, destacou a importância do setor para o desenvolvimento da Bahia e suas vantagens competitivas.
“A Bahia tem muito potencial a ser explorado, especialmente em áreas como a fiscal e a logística, que facilitam a competitividade com outros estados produtores. Somos um dos maiores arrecadadores de CEFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) no estado, especialmente no segmento de rochas ornamentais. Além disso, nosso trabalho em Paramirim é um exemplo de legado social, com foco em energia sustentável e em levar o nome da Bahia para o mundo com nossos produtos”, afirmou Guerra.
Fundada em 2004, a Rocha Bahia Mineração é considerada uma das maiores extratoras de rochas ornamentais do Brasil. A empresa iniciou suas atividades com a extração do Quartzito Fusion, um material utilizado em projetos sofisticados de decoração e arquitetura. Desde sua fundação, a mineradora tem investido na pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, mantendo-se na vanguarda da indústria. As jazidas da empresa estão localizadas nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba e Rio de Janeiro, com uma concentração maior na região Nordeste e Sudeste.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




