A Bahia registrou 21.963 aprovações no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), consolidando-se como o terceiro estado com maior número de selecionados no Brasil, atrás de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O desempenho também representou o melhor resultado da Região Nordeste, com grande participação de estudantes da rede pública estadual de ensino em cursos altamente concorridos em universidades públicas.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil, possibilitou que muitos desses jovens concretizassem o sonho de ingressar em cursos gratuitos. Por meio do Sisu, diversas aprovações foram conquistadas em áreas como Direito, Medicina, Engenharia e Odontologia, evidenciando o impacto do esforço estudantil e das políticas de incentivo promovidas pelo governo estadual.
Exemplos de conquistas destacam o alcance social do resultado. Clarissa Alves, 18 anos, egressa do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), em Lauro de Freitas, foi aprovada no curso de Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Já Ruann Felliphe Paes, de São Félix do Coribe, conseguiu uma vaga em Medicina na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Carlos Alberto, de 18 anos, foi aprovado em Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Além das aprovações pelo Sisu, a Bahia também obteve resultados positivos em vestibulares tradicionais. Letícia de Almeida, 17 anos, foi aprovada em Medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), enquanto Sandy Ribeiro, 19 anos, ingressou no curso de Odontologia na mesma instituição.
O programa estadual “Tô com Você no Enem”, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), desempenhou papel essencial no apoio aos estudantes, oferecendo aulões, simulados e transporte para os locais de prova, além de incentivar a solicitação de isenção de taxas de inscrição.
O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de Ensino Superior em todo o Brasil. Para os estudantes aprovados na chamada regular, o período de matrícula ou registro acadêmico ocorre entre os dias 27 e 31 de janeiro.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




