A Casa das Histórias de Salvador (CHS), situada no bairro do Comércio, completará um ano de atividades na quarta-feira (29/01/2025). Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) preparou uma programação especial de três dias, com início na sexta-feira, 24, voltada ao público que deseja conhecer e celebrar o museu, que já recebeu cerca de 120 mil visitantes desde a inauguração.
As comemorações começam na sexta-feira com o bate-papo “Uma Conversa Malê: 190 Anos de História”, às 10h. A atividade contará com a presença do curador João Victor Guimarães e das arquitetas Silvana Olivieri e Gabriela Leandro.
Na terça-feira, 28 de janeiro, será realizada a visitação guiada “Baú de Histórias”, com turnos pela manhã, das 10h30 às 12h, e pela tarde, das 14h às 15h30. A programação culmina na quarta-feira, 29 de janeiro, com a “Comemoração de Aniversário – Um ano de CHS”, a partir das 13h.
Entre as atividades do último dia estão a exibição do curta-metragem “5 Fitas”, às 14h30, no terceiro andar do edifício, e o bate-papo “O Avesso da CHS”, às 16h, com a participação de Ana Helena Curti, curadora do espaço, e Nice Pita, coordenadora do CHS. As atividades encerram-se às 17h40.
A Casa das Histórias de Salvador foi construída pela Prefeitura de Salvador com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur) e é gerida pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), em cooperação internacional.
O espaço funciona de terça a sábado, das 10h às 18h, com entrada até as 17h, e aos domingos e feriados, das 10h às 17h, com entrada até as 16h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), com entrada gratuita às quartas-feiras.
O museu apresenta uma narrativa sobre os quase cinco séculos de história de Salvador, utilizando acervo físico e digital. Destaca o papel das pessoas comuns na formação da cidade e a contribuição das culturas negra e indígena na construção da primeira capital do Brasil. Além disso, busca promover reflexões sobre a memória e o futuro da capital baiana.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




