Galeria Mercado comemora um ano de cultura e memória em Salvador

A Galeria Mercado, inaugurada em 10 de janeiro de 2024 no subsolo do histórico Mercado Modelo, celebra seu primeiro ano de funcionamento como um importante ponto de convergência cultural e artística em Salvador. O espaço, que integra arte contemporânea e tradição, já atraiu mais de 150 mil visitantes de diversas partes do Brasil e de mais de 40 países.

Restauração e Valorização Histórica

Desativado por mais de uma década, o subsolo do Mercado Modelo foi revitalizado pela Prefeitura de Salvador, com restauração das arcadas em pedra, instalação de sistemas de climatização e renovação de ar. Essas intervenções devolveram à população um espaço que alia conforto e beleza ao valor histórico do edifício tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Curadoria e Conexão com a Memória Local

Com curadoria de Thais Darzé, a Galeria Mercado foi concebida para resgatar a memória do Mercado Modelo, destacando figuras como Camafeu de Oxóssi, Mãe Menininha do Gantois e Mestre Caiçara. Segundo a Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo (Ascomm), o equipamento cultural tem impulsionado o comércio local, beneficiando 263 lojistas.

Programação Especial de Aniversário

Nesta sexta-feira, 10 de janeiro de 2025, a Galeria celebra seu aniversário com entrada gratuita e um bate-papo às 15h, reunindo o artista Vinícius S.A. e a fotógrafa Amanda Tropicana, que discutirão as histórias por trás de suas obras. Entre as atrações permanentes, destacam-se as esculturas de Mário Cravo Jr., a instalação “Lágrimas” de Vinícius S.A. e obras de Rubem Valentim.

Educação e Inclusão Cultural

O programa educativo da Galeria, desenvolvido em parceria com a Casa das Histórias de Salvador, promove atividades interativas, mediando a relação dos visitantes com as obras e oferecendo conteúdo didático para diferentes públicos. Desde outubro, 18 ações educativas foram realizadas, consolidando o espaço como dinâmico e acessível.

Presença de Personalidades e Repercussão Nacional

Durante este primeiro ano, a Galeria Mercado recebeu personalidades como o artista Vik Muniz, a atriz Regina Casé, o chef Claude Troisgros e o presidente do IPHAN, Leandro Grass, consolidando-se como referência cultural na cidade.

Visitantes:

  • Mais de 150 mil visitantes em um ano.
  • Público de mais de 40 países.

Restauração e Infraestrutura:

  • Subsolo revitalizado após mais de 10 anos de desativação.
  • Instalação de sistemas de climatização e renovação de ar.

Curadoria e Obras Permanentes:

  • Esculturas de Mário Cravo Jr.
  • Obras de Rubem Valentim.
  • Instalação “Lágrimas” de Vinícius S.A.

Educação e Inclusão:

  • 18 ações educativas realizadas desde outubro.
  • Parceria com a Casa das Histórias de Salvador.

Impacto no Comércio Local:

  • Benefícios diretos para 263 lojistas do Mercado Modelo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



One response to “Galeria Mercado comemora um ano de cultura e memória em Salvador”


Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading