O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou nesta segunda-feira (27/01/2024) da aula inaugural da segunda turma de formação de soldados da Polícia Militar da Bahia (PMBA), referente ao concurso realizado em 2022. O evento ocorreu no Centro de Cultura Cristã da Bahia, em Salvador, e também contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, do secreário de Segurança Pública Marcelo Werner e do comandante-geral da PM, Paulo Coutinho. A solenidade marcou o início do treinamento de 1.092 novos alunos soldados de forma presencial e outros 796 que acompanharão as aulas remotamente de diferentes municípios do estado.
O curso, com duração de 11 meses, contempla um cronograma robusto de formação dividido em dois módulos: teórico e prático. A capacitação inclui disciplinas como armamento e tiro, direito aplicado, socorro de urgência, defesa pessoal e uso diferenciado da força, direitos humanos, legislação e estágio supervisionado. Ao término do processo, serão habilitados 1.888 policiais, dos quais 1.633 homens e 255 mulheres, para atuarem em Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista e outros municípios.
Em seu discurso, Jerônimo Rodrigues destacou a importância do fortalecimento da segurança pública, mencionando investimentos em tecnologia, equipamentos e infraestrutura no interior do estado, aliados à qualificação de efetivos.
“Temos uma tropa cada vez mais qualificada, composta por profissionais com nível superior e pós-graduação. Isso é fundamental para o aprimoramento das ações de segurança e o cuidado com a população”, afirmou o governador.
Milena Sales, aluna soldado e formada em História, compartilhou sua experiência pessoal e o sonho de ingressar na corporação.
“É um orgulho fazer parte dessa instituição. Estamos sendo preparados para servir e proteger a sociedade baiana, seja através de uma base comunitária ou do policiamento ostensivo”, relatou.
Paulo Coutinho, comandante-geral da PM, ressaltou que o Estado tem formado cerca de 2 mil policiais militares anualmente, reforçando a segurança tanto na capital quanto no interior.
“Em 2023 e 2024, foram 4.447 policiais entre formados e convocados. Esse trabalho garante a presença da corporação nas ruas, levando tranquilidade à população”, explicou.
Com carga horária de 1.300 horas, o curso habilita os futuros praças para integração às forças de segurança do estado, com ênfase em ações ostensivas. Além disso, promove a formação de profissionais alinhados aos princípios dos direitos humanos e das relações interpessoais, consolidando uma abordagem comunitária no policiamento.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




