O IF Baiano recebeu, no dia 24 de janeiro de 2025, a doação de um terreno de aproximadamente 75.000 m², localizado em Paripe, Salvador, pela Marinha do Brasil. A transferência foi formalizada por meio do Comando do 2º Distrito Naval, durante uma cerimônia a bordo do Navio Doca Multipropósito “Bahia”, atracado no Porto de Salvador. O terreno será utilizado para a implantação de uma unidade educacional do IF Baiano, com o objetivo de atender às necessidades educacionais da população do Subúrbio Ferroviário de Salvador e de bairros e municípios adjacentes.
O processo de diálogo entre o IF Baiano e a Marinha teve início há cerca de dois anos, com o intuito de identificar formas de contribuir com o desenvolvimento da região do Subúrbio Ferroviário e suprir a demanda educacional local. O IF Baiano, que já conta com parte de seu corpo docente especializado em áreas como pesca e mariscagem, considerou as características da região ao planejar a expansão de suas atividades educacionais. A criação de uma unidade na área, segundo o reitor Aécio José Duarte, visa criar um ambiente formativo capaz de transformar positivamente a realidade da comunidade, especialmente entre os jovens, em uma região com alta incidência de atividades ilícitas.
A instalação da unidade em Paripe também atenderá a uma lacuna deixada pela desativação do Centro de Referência Tecnológica (CRT) do IF Baiano, que funcionava em um prédio cedido pelo Estado da Bahia no Colégio Central. Com a necessidade de desocupar o prédio, Salvador ficou sem uma unidade fixa para a oferta de cursos técnicos. A transferência da área pela Marinha, portanto, representa um avanço importante para a continuidade e ampliação das iniciativas educacionais no Subúrbio Ferroviário, que já recebem ações de formação inicial há mais de dois anos.
A ampliação do IF Baiano na capital baiana também está em linha com o Plano de Expansão dos Institutos Federais, anunciado pelo Governo Federal. Com isso, o IF Baiano iniciou um estudo para transformar a unidade em um campus autônomo, o que permitirá a oferta de uma infraestrutura mais robusta e a realização de cursos em múltiplos níveis. O reitor Aécio Duarte destacou a importância da criação de um campus para que todos os profissionais da instituição possam contribuir de maneira mais ampla para o desenvolvimento educacional de Salvador e do Subúrbio Ferroviário.
Em agosto de 2024, o IF Baiano instituiu, por meio da Portaria nº 197/2024, a Comissão de Implantação da Unidade Educacional no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A comissão já montou um Plano de Implantação, que está sendo gradativamente apresentado ao Ministério da Educação e à bancada baiana no Congresso Nacional, com o objetivo de mobilizar apoios para viabilizar o projeto.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




