Indonésia formaliza ingresso no Brics e agradece apoio de Rússia e Brasil

A Indonésia foi formalmente integrada ao Brics, bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A adesão foi confirmada pela presidência brasileira do grupo, que assumiu a liderança em janeiro de 2024. A entrada da Indonésia no Brics simboliza um marco na crescente participação do país nas discussões internacionais e em sua busca por um papel mais proeminente na estrutura global. Segundo o ministro das Relações Exteriores da Indonésia, o ingresso no bloco reflete o compromisso da nação com a cooperação multilateral e com a construção de um sistema internacional mais inclusivo e equitativo.

A candidatura da Indonésia foi aprovada durante a cúpula do Brics em 2023, realizada em Joanesburgo, na África do Sul. No entanto, o processo foi retardado devido às eleições presidenciais no país asiático, que levaram à formação de um novo governo em 2024. A confirmação da adesão aconteceu após o governo indonésio expressar oficialmente seu interesse em integrar o grupo. O comunicado indonésio também destacou o apoio fundamental da Rússia e do Brasil durante as negociações que facilitaram o ingresso do país.

A partir de 2024, o Brics se expandiu com a adesão de seis novos países: Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. No entanto, a entrada da Indonésia ocorre em um momento de mudanças políticas significativas. O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, anunciou que seu país se retiraria do Brics, citando mudanças nas diretrizes da política externa sob sua administração. Milei, que se alinha com a postura política de Donald Trump, criticou as diretrizes do grupo e enfatizou sua intenção de adotar uma política comercial mais voltada para os interesses dos Estados Unidos.

O fortalecimento do Brics, com a inclusão da Indonésia, é visto como uma resposta estratégica ao crescente poder do G7 e das economias ocidentais. O jornal francês Le Figaro observa que o bloco se torna um contrapeso importante na arena internacional, refletindo uma tendência de reconfiguração das alianças globais.

As prioridades para a presidência brasileira do Brics em 2025 incluem o fortalecimento da cooperação entre os países do Sul Global, a reforma das instituições multilaterais e o desenvolvimento de mecanismos de pagamento para facilitar o comércio entre os membros, sem a necessidade do dólar americano. No entanto, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou ameaças de impor tarifas de 100% aos países do grupo, caso estes tentem enfraquecer o domínio do dólar nas transações internacionais.

*Com informações da RFI.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do Governo da Bahia: Campanha sobre Feiras Literárias.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading