O Ministério Público da Bahia (MPBA) apresentou à Justiça, em 18 de dezembro de 2024, denúncia contra os policiais militares Cláudio Alves dos Prazeres Júnior, Igor Portugal da Fonseca e Rafael Vieira da Silva pelo homicídio de Welson Figueredo Macedo. A vítima, funcionário terceirizado da Embasa, foi morta em 9 de julho de 2024 no bairro Castelo Branco, em Salvador. Os policiais foram acusados de homicídio qualificado, cometido sem possibilitar a defesa da vítima, e poderão também responder por fraude processual.
De acordo com a denúncia, Welson foi atingido por um disparo de carabina nas costas, que causou um traumatismo abdominal fatal. Testemunhos e imagens de câmeras de segurança desmentem a versão apresentada pelos policiais, que alegaram que a vítima estava armada e envolvida em um tiroteio. As provas indicam que Welson, que retornava do trabalho, não portava arma nem tinha ligação com os suspeitos de roubo perseguidos pela guarnição policial.
O MPBA afirmou que, após o disparo, os policiais alteraram a cena do crime, removendo a bolsa e a motocicleta da vítima, deslocando a viatura policial e inserindo uma arma de fogo para simular um confronto. A perícia realizada não identificou vestígios de pólvora nas mãos da vítima, reforçando a versão de que Welson não estava armado.
Além do pedido de afastamento cautelar dos policiais do policiamento ostensivo por 180 dias, o MPBA requereu a proibição de acesso ao bairro onde ocorreu o crime e contato com testemunhas e familiares da vítima durante a instrução processual. O processo está em tramitação no 2º Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Salvador, que avaliará as medidas solicitadas.
Por ser considerado um delito militar, o caso de fraude processual será analisado por uma Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial para a adoção de providências legais cabíveis.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




