Nesta quinta-feira (16/01/2025), durante os festejos da Lavagem do Bonfim, a imagem de Nosso Senhor do Bonfim será transportada de forma inédita: uma “caravela” elétrica, movida por energia solar, conduzirá a imagem desde a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, bairro de Salvador, até a Basílica Santuário Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), ocorrerá a partir das 9 horas e visa aliar a tradição religiosa à preocupação ambiental.
De acordo com Gegê Magalhães, diretor de Turismo da Secult, a utilização do veículo elétrico reflete a preocupação da gestão municipal com a preservação do meio ambiente. “A escolha do veículo 100% elétrico demonstra que, além da fé, a gestão municipal também está atenta ao futuro do planeta”, afirmou. A “caravela”, inspirada nas embarcações portuguesas que trouxeram a imagem do Senhor do Bonfim à Bahia há 280 anos, é uma criação do cantor e arquiteto Durval Lélys e, pela primeira vez, será utilizada durante o evento. A cenografia do carro foi projetada para remeter à chegada da imagem ao estado, com um pedido especial do padre Edson Menezes, reitor da Basílica.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo também instalará dois pórticos ao longo do trajeto da procissão, na Rua Miguel Calmon, no Comércio, e na Colina Sagrada, no Bonfim. As estruturas servirão como climatizadores, com a função adicional de aspergir água benta sobre os fiéis que acompanharem a passagem da imagem. A ação tem como objetivo proporcionar uma experiência única e acolhedora para os participantes da festa religiosa.
O tema central dos festejos deste ano é “Amado Jesus, Senhor do Bonfim, Nossa Esperança, há 280 anos entre nós”. A celebração começou com a novena, realizada na quinta-feira passada (9), na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Neste ano, a festividade está marcada pela vivência do Jubileu de Esperança, convocado pelo Papa Francisco, e pelo aniversário da chegada da imagem do Senhor do Bonfim à Bahia, em abril de 1745.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




