A Prefeitura de Salvador empossou nesta segunda-feira (06/01/2025) Isaura Genoveva como a nova secretária municipal da Reparacão. Advogada, pesquisadora e especialista em Políticas Públicas em Gênero e Raça, Isaura substitui Ivete Sacramento, que liderou a Secretaria Municipal de Reparacão (Semur) por 12 anos, marcando sua gestão pela implementação de iniciativas como o Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa.
A cerimônia, realizada no terraço da Casa das Histórias, no bairro do Comércio, contou com a presença do prefeito Bruno Reis, que destacou o comprometimento de Isaura com pautas de combate ao racismo, intolerância religiosa e discriminação LGBTQIAP+.
“Isaura é militante da área, ativista e possui uma vida dedicada à promoção da igualdade. Estamos confiantes em sua capacidade de contribuir para novos avanços”, afirmou o prefeito.
Bruno Reis também reforçou o compromisso da Prefeitura em combater qualquer forma de discriminação. “Não vamos admitir nesta cidade nenhum ato de racismo. Nosso compromisso é criar condições para que o povo negro realize seus sonhos por meio do trabalho, emprego e formação profissional”, pontuou.
Isaura Genoveva é advogada, pesquisadora e mestranda em Direito pela Universidade Católica do Salvador. Formada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), é especialista em Políticas Públicas em Gênero e Raça, além de Ekedi do Ilê Axé Iyá Nassô Oká (Terreiro da Casa Branca). Durante a posse, a nova secretária enfatizou a necessidade de avançar nas pautas de inclusão social e enfrentamento ao racismo.
“O combate ao racismo precisa ser uma prática diária. Em Salvador, a cidade mais negra fora da África, não podemos tolerar práticas de racismo”, afirmou.
Ivete Sacramento, visivelmente emocionada, agradeceu aos companheiros da Semur e destacou a transversalidade das políticas raciais em sua gestão.
“Transformamos o combate ao racismo e à LGBTfobia em responsabilidades de toda a administração municipal. Entrego esta secretaria com a certeza de que avançamos significativamente”, ressaltou.
Bruno Reis também mencionou o Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, regulamentado em 2021, como um marco da gestão. Segundo ele, o documento é uma referência para todos os secretários municipais e deve guiar as políticas públicas futuras.
“As conquistas desses 12 anos são um legado que permanecerá. Vamos continuar deixando marcas positivas para Salvador”, afirmou o prefeito.
Entre as iniciativas citadas, está o programa Casa Odara, que promove melhorias na infraestrutura de terreiros de religiões de matriz africana.
“Avançamos muito nas políticas afirmativas e de reparação, mas ainda há muito a ser feito”, concluiu Bruno Reis.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




