O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC), unidade vinculada à Fundação Hospitalar de Feira de Santana, organizou diversas atividades em alusão ao Dia Mundial do Câncer, celebrado no dia 4 de fevereiro. A principal proposta do evento foi sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer, por meio de palestras informativas conduzidas por profissionais especializados. A ação visou promover o conhecimento sobre os fatores de risco, os sintomas e os avanços no tratamento da doença.
A abertura oficial das atividades foi realizada por Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana. Gilberte ressaltou a importância de estreitar o relacionamento com a população, incentivando a procura pelos serviços de saúde da unidade para a realização de exames preventivos.
“Essa data nos aproxima da população, fortalecendo a nossa assistência à saúde das pessoas, com a oferta de consultas e exames de prevenção ao câncer. O atendimento nas nossas unidades CMPC e CMDI acontece durante todo o ano, com campanhas extras e mutirões aos sábados para atender a demanda reprimida”, afirmou.
Durante o evento, o oncologista Gustavo Mota abordou a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura do câncer. O especialista enfatizou que a consulta médica regular é essencial para detectar a doença em estágios iniciais, aumentando as chances de tratamento eficaz.
“Mulheres devem realizar o exame de Papanicolau com regularidade, e os homens devem fazer o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal após os 50 anos. Se houver histórico familiar de câncer de próstata, o exame deve ser iniciado aos 45 anos”, orientou Mota.
O oncologista também destacou os avanços no tratamento do câncer, com a utilização de novas tecnologias que têm contribuído para diagnósticos mais precisos e tratamentos menos invasivos. Segundo Mota, “a cirurgia robótica tem reduzido as sequelas e efeitos colaterais nos pacientes. Na quimioterapia, os tratamentos estão mais direcionados, com menos efeitos adversos, e na radioterapia, a precisão na entrega da dose de radiação tem sido aprimorada, protegendo os tecidos saudáveis ao redor do câncer”.
Maria Carolina Reis, enfermeira do CMPC, também contribuiu para as atividades, realizando uma palestra focada na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. A enfermeira ressaltou a importância do exame preventivo anual (citopatológico) para mulheres entre 25 e 64 anos.
“O câncer de colo de útero, quando rastreado precocemente, tem altas chances de cura. Aqui no CMPC, oferecemos rastreamento para diversos tipos de câncer, incluindo câncer de útero, próstata, mama, pele e tireoide”, destacou Maria Carolina.
Ela explicou ainda o processo de rastreamento realizado na unidade, que começa com o exame preventivo. Caso o diagnóstico seja positivo, a equipe realiza a biópsia e encaminha o paciente para um oncologista, que indicará o tratamento adequado.
“Após o tratamento, o acompanhamento continua até a cura”, acrescentou.
Ao final das atividades, todas as mulheres presentes receberam lacinhos rosa como símbolo de apoio à luta contra o câncer de mama e participaram de uma ação de incentivo à alimentação saudável, com a distribuição de lanches naturais. Maria Carolina reforçou a relevância dessas ações de conscientização para esclarecer dúvidas sobre o câncer de colo de útero e orientar a população sobre os exames preventivos e os tratamentos disponíveis.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




