O Programa Bahia Sem Fome (BSF) e as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) estão realizando a doação de 2.560 quilos de frango e 12 toneladas de leite integral em pó para creches comunitárias de Salvador. A iniciativa, que se encerra nesta segunda-feira (17/02/2025), beneficia mais de seis mil crianças de 0 a 5 anos em 130 creches atendidas pelas Voluntárias Sociais.
A distribuição teve início em 3 de fevereiro e inclui também o Coletivo Mulheres das Águas, localizado no distrito de Caboto, em Candeias. Em 8 de janeiro, foram entregues 200 unidades de peito de frango à instituição. A primeira etapa da ação ocorreu em dezembro de 2024, quando foram doadas 12 toneladas de leite integral em pó para as mesmas creches, garantindo segurança alimentar durante o período de férias escolares.
Parceria entre entidades fortalece a segurança alimentar
Tiago Pereira, coordenador-geral do BSF, ressalta a relevância da parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, lideradas pela professora Tatiana Velloso. Segundo ele, a iniciativa integra um dos eixos prioritários do Governo do Estado, com ações voltadas à educação, saúde, assistência social e alimentação.
“Sabemos que muitas pessoas vivem em situação de insegurança alimentar e hoje reafirmamos nosso compromisso com as creches comunitárias”, afirmou.
Desde o ano passado, as creches passaram a ser público prioritário do programa, dada a vulnerabilidade alimentar de crianças e adolescentes.
“Essa doação de frango é mais uma ação, mas não paramos por aqui. Além do leite, outras doações estão previstas. Trata-se de um processo contínuo, envolvendo arrecadações e compras estaduais para garantir o funcionamento das creches comunitárias, especialmente em Salvador”, concluiu Pereira.
Impacto nas creches comunitárias
Representantes de creches comunitárias destacam a importância das doações. Rosemeire Batista, da Ação Social Beneficente Doze de Dezembro, que atende cerca de 120 crianças, ressaltou a relevância do apoio.
“Durante a pandemia, atravessamos um momento crítico, e quem salvou nossa escola foram as Voluntárias Sociais, com doações essenciais”, declarou.
A professora Aisi Araújo, diretora da Associação Beneficente e Cultural Semeando a Esperança, também enfatizou a importância da iniciativa.
“A doação fortalece nossa capacidade de oferecer alimentação adequada. Com a ampliação do atendimento integral, esse suporte chega em um momento fundamental”, destacou.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




