O governador Jerônimo Rodrigues, a secretária da Educação, Rowenna Brito, e gestores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) realizaram uma reunião na capital baiana neste sábado (08/02/2024) para alinhar estratégias e metas para o ano letivo de 2025. Entre os temas abordados, destacaram-se gestão da aprendizagem, avaliação do desempenho de 2024, participação no Saeb e Enem, uso do diário digital, programas educacionais e melhorias estruturais nas escolas.
O governador enfatizou a relevância do encontro ao destacar a necessidade de um planejamento estruturado.
“Discutimos, hoje, questões fundamentais para o desenvolvimento da educação do nosso estado. Esta reunião é um momento crucial, pois nos permite alinhar estratégias, ouvir diferentes perspectivas e tomar decisões que impactarão diretamente a vida de cada cidadão”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
A meta de 100% de adesão ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi um dos principais pontos de discussão. A secretária Rowenna Brito reforçou a importância da participação integral dos estudantes para elevar os indicadores educacionais do estado.
“Nosso desafio é superar a meta no Ideb em 2025. Teremos um esforço e vamos acompanhar, diuturnamente, nossas unidades escolares para que a gente alcance a meta de não diminuir a nossa pontuação no índice”, destacou.
Outro ponto central foi o uso do diário digital nas escolas estaduais. A medida tem como objetivo modernizar a gestão acadêmica, proporcionando maior transparência e facilitando o acompanhamento do desempenho dos estudantes. Gestores dos NTEs apresentaram desafios e sugestões para aprimorar a implementação da ferramenta.
A professora Jucelina Guanais, representante do NTE de Seabra, avaliou positivamente a reunião:
“Um momento muito especial, um marco para a gente, para nos dar um impulso para voltar para o território e fazer nosso trabalho com mais eficácia. Agradeço à secretária Rowenna, que nos acompanha de perto”.
Os programas Educa Mais e Bolsa Presença também foram debatidos, reforçando a necessidade de monitoramento constante das notas e da implementação de conselhos de classe por unidade escolar, garantindo intervenção pedagógica em tempo hábil. A formação de profissionais da educação e melhorias estruturais nas escolas também foram destacadas como elementos essenciais para avanço da qualidade do ensino na Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




