O Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), localizado em Feira de Santana, iniciou na última semana uma série de treinamentos práticos voltados à higienização das mãos, ação com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento hospitalar e prevenir infecções. A iniciativa, conduzida pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), substitui a escovinha de clorexidina, tradicionalmente utilizada, por uma solução alcoólica, que tem sua eficácia comprovada na desinfecção das mãos dos profissionais de saúde.
A ação, que ocorre de forma prática e interativa, é especialmente direcionada aos profissionais dos blocos cirúrgico e neonatal da unidade, com ênfase na técnica correta de higienização das mãos e nas boas práticas de prevenção de infecções. Para a coordenadora do SCIH, enfermeira Milena Leite, a mudança tem como objetivo reduzir os riscos de infecções hospitalares, uma preocupação constante no ambiente de cuidados de saúde.
“Sabemos que as infecções hospitalares são uma realidade, e para evitá-las, estamos implementando a substituição da escovinha de clorexidina no preparo de procedimentos assépticos”, explicou Leite.
O treinamento, que se estende até o dia 14 de fevereiro, inclui dinâmicas interativas e momentos de diálogo com a equipe assistencial. Além disso, os profissionais têm a oportunidade de aprender sobre a utilização da nova solução alcoólica para a assepsia das mãos e braços, visando aumentar a eficácia na prevenção de infecções. Segundo a diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, a implementação dessa medida segue as diretrizes do Ministério da Saúde e visa a inovação nos cuidados com os pacientes.
“Estamos inovando com a utilização do antisséptico, e com certeza estamos um passo à frente no alcance da qualidade e da excelência nos cuidados à saúde dos nossos pacientes, profissionais, técnicos, enfermeiros e médicos”, afirmou Gilberte Lucas.
A capacitação não apenas busca melhorar a qualidade dos cuidados no hospital, mas também visa fortalecer as boas práticas entre a equipe de saúde e garantir um ambiente mais seguro tanto para os pacientes quanto para os profissionais que atuam na unidade.
A higienização das mãos é considerada uma das práticas mais simples e eficazes na prevenção de infecções hospitalares. Com essa capacitação, o Hospital da Mulher reafirma seu compromisso com a segurança do paciente e com a melhoria contínua dos processos de cuidado, consolidando ações estratégicas que visam sempre a excelência no atendimento.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




