A Nissan decidi, neste começo de fevereiro de 2025, interromper as negociações para a fusão com a Honda, após impasses sobre os termos do acordo. A informação foi divulgada pelo jornal Nikkei, mas ainda não confirmada oficialmente pelas duas montadoras.
A empresa vinha discutindo a possibilidade de fusão com a Honda desde dezembro de 2024, por meio de um memorando de entendimento. No entanto, segundo o Nikkei, a Nissan optou por se retirar do acordo devido à falta de consenso sobre os termos da integração.
Segundo o Financial Times, a maioria do conselho de administração da Nissan se opôs ao formato da fusão proposto pela Honda, que previa transformar a Nissan em uma subsidiária. Inicialmente, o plano contemplava a criação de uma holding conjunta, garantindo autonomia decisória à Nissan, mas a alteração proposta teria levado ao impasse.
As negociações entre Honda e Nissan foram adiadas no final de janeiro, quando ambas as empresas anunciaram que o resultado das discussões seria divulgado em meados de fevereiro. A previsão anterior era de um anúncio oficial ainda em janeiro.
Um porta-voz da Nissan afirmou à agência Efe que a empresa ainda não confirmou oficialmente a ruptura e que a posição final será comunicada no prazo estipulado. Já um representante da Honda declarou que não houve mudança no cronograma divulgado na última semana.
A fusão, se concretizada, resultaria na formação do terceiro maior fabricante automotivo do mundo, em volume de vendas. O principal motivo para a parceria seria a necessidade de enfrentar a concorrência crescente no mercado de veículos elétricos, segmento dominado por empresas como Tesla e fabricantes chineses.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




