A 1ª Feira de Inovação e Empreendedorismo Rural do Sertão Baiano, a Expo Alto Sertão, ocorre em Caetité até domingo (09/02/2025) e teve importantes entregas na cerimônia de abertura na sexta-feira (07/02/2025). Foram disponibilizados um resfriador de leite, barracas padronizadas para feiras, um veículo e uma motocicleta para fortalecer a assistência técnica e extensão rural (Ater) e impulsionar a agricultura familiar na região.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, destacou que o evento faz parte de um conjunto de feiras programadas ao longo do ano, culminando na 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, em Salvador, no mês de dezembro. Segundo Ribeiro, a Expo Alto Sertão representa uma oportunidade para ampliar investimentos e consolidar a valorização dos produtos regionais.
As entregas fazem parte de uma estratégia de fortalecimento da agricultura familiar, desenvolvida pela CAR em parceria com os consórcios intermunicipais. O Consórcio Alto Sertão já recebeu 170 mil mudas de mandioca, 31 tanques resfriadores, 22 máquinas forrageiras, 132 mil raquetes de palma, 17 motocicletas e 17 galinheiros equipados com insumos. Esses equipamentos e insumos viabilizam sistemas produtivos como bovinocultura de leite, avicultura e mandiocultura.
Durante a abertura do evento, também foram entregues dois certificados do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para produtos da região. Foram certificados o mel da Associação Regional de Criadores de Abelhas Lagoinha (Acrial) e as linguiças de frango da Natur Alimentos.
O presidente da Acrial, Germino Barbosa Filho, comemorou a certificação e ressaltou a importância do apoio do Governo do Estado. “Essa conquista melhora o escoamento da nossa produção nos 17 municípios do território Alto Sertão. A Casa do Mel foi uma realização em parceria com a CAR, e esse avanço traz novas oportunidades para os produtores da região.”
A programação do evento incluiu uma reunião na sede do Consórcio Alto Sertão, em Caetité, com representantes de prefeituras e secretarias municipais de Agricultura. O encontro discutiu temas como fortalecimento da bovinocultura de leite, melhoramento genético, pequenas unidades de beneficiamento de leite, manejo, apoio à gestão e comercialização da produção.










Deixe um comentário