A parceria entre o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e gerido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), e o Banco de Olhos da Bahia completou um mês de atividades e registrou 13 doações de córneas. O objetivo da colaboração é reduzir o tempo de espera dos pacientes que aguardam um transplante de córnea, atendendo a uma crescente demanda no estado.
Desde o início da parceria, foram cinco doações em janeiro e oito em fevereiro. O processo de captação e doação é realizado com respeito às famílias e aos desejos dos doadores, buscando garantir a dignidade dos envolvidos. As equipes de ambos os serviços atuam de forma integrada, priorizando a sensibilização das famílias, que são fundamentais para a efetividade das doações.
Resultados da Parceria
A diretora do SVO, Ita de Cássia Aguiar, destacou os resultados positivos da colaboração.
“Os números refletem o empenho do SVO, do Banco de Olhos e, principalmente, a generosidade das famílias que escolhem doar”, afirmou.
Durante o período da parceria, 17 casos atenderam aos critérios para doação, sendo que apenas duas famílias recusaram a doação por motivos religiosos. Além disso, dois casos não foram viáveis por questões técnicas, como a qualidade das córneas.
A coordenadora da equipe de captação do Banco de Olhos, Mirela Andrade de Jesus, ressaltou o impacto das doações no processo de tratamento de pacientes.
“Cada doação representa uma nova chance para quem aguarda na fila do transplante, proporcionando a possibilidade de voltar a enxergar e uma melhor qualidade de vida“, disse.
Demandas e desafios
De acordo com dados do Sistema Estadual de Transplantes, mais de 1.720 baianos aguardam por um transplante de córnea. A parceria com o SVO é uma estratégia para aumentar o número de doações e reduzir o tempo de espera. No SVO, um captador de córneas da Central de Transplantes atua em regime de plantão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, realizando entrevistas com as famílias e conduzindo o processo de autorização e captação das córneas, sempre seguindo protocolos rigorosos para garantir a qualidade das doações.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




