A Petrobras divulgou que, no final de 2024, suas reservas provadas de óleo, condensado e gás natural alcançaram 11,4 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), de acordo com critérios da US Securities and Exchange Commission. Desse total, 85% são compostos por óleo e condensado, enquanto 15% correspondem ao gás natural. A companhia informou que, durante o ano, seguiu uma trajetória de adição significativa de reservas, com a inclusão de 1,3 bilhão de boe, resultando em um índice de reposição de reservas de 154%.
Este aumento nas reservas foi impulsionado, em grande parte, pelo desenvolvimento dos campos de Atapu e Sépia, além do bom desempenho de outros ativos, como os campos de Búzios, Itapu, Tupi e Sépia, localizados na Bacia de Santos. A Petrobras destacou que, durante o ano, não houve alterações significativas nas reservas devido à variação nos preços do petróleo, reforçando a estabilidade e o controle das operações.
Em relação à produção de petróleo e gás, a empresa apontou que a relação entre as reservas provadas e a produção (indicador R/P) está em 13,2 anos. Isso significa que, com a produção atual, as reservas seriam suficientes para cobrir os próximos 13 anos. A companhia enfatizou que, para garantir a continuidade de sua produção e a reposição das reservas, é essencial manter os investimentos na maximização do fator de recuperação dos campos em operação, além de explorar novas fronteiras e diversificar seu portfólio exploratório.
Em consonância com os objetivos de transição energética, a Petrobras reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de seus ativos, priorizando a busca por uma transição energética justa, alinhada às tendências globais de redução das emissões de carbono. A empresa também ressaltou a importância de sua estratégia de reposição de reservas para garantir a estabilidade e o crescimento de suas operações nos próximos anos.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




