A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou nesta quarta-feira (05/02/2025), em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que o reajuste dos servidores públicos federais será pago a partir de 1º de abril, caso a Lei Orçamentária Anual (LOA) seja aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o dia 15 de março. O reajuste, que foi negociado no final de 2023, será retroativo aos meses de janeiro, fevereiro e março.
Dweck destacou que, se a LOA for sancionada até a data prevista, o pagamento ocorrerá na folha de março, com os valores retroativos sendo incluídos no contracheque de março. Caso a aprovação ocorra após o prazo de 15 de março, o pagamento será efetuado na folha de abril, com o valor sendo creditado efetivamente em maio. A ministra esclareceu que o governo já comunicou os servidores sobre os procedimentos e que, mesmo que o reajuste não seja pago na data inicial prevista, ele será retroativo.
Esther também explicou que o atraso na aprovação da LOA no final de 2023, que deveria ter sido concluída até dezembro, ocorreu devido ao grande volume de medidas enviadas pelo Executivo ao Congresso Nacional. A ministra observou que, apesar do atraso, o Congresso tem se empenhado para garantir que a LOA seja aprovada dentro do novo prazo estabelecido, e a expectativa é de que a votação ocorra até 10 de março.
Outro tema abordado pela ministra foi o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que aguarda a aprovação da LOA para dar início à convocação dos aprovados para posse. Esther explicou que, com a aprovação da LOA até 10 de março, o cronograma de convocações não será comprometido. Ela mencionou que o bloco 8, que se refere a cargos de nível médio e foi altamente concorrido, está prestes a ser homologado, com a convocação dos servidores prevista para o final de março ou início de abril.
A ministra também ressaltou que a convocação de aprovados nos demais blocos, cujos cargos exigem curso de formação, depende da aprovação da LOA. A conclusão da seleção desses blocos está prevista para 28 de fevereiro, quando se espera o fim das três rodadas para a formação dos candidatos.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




