Câmara dos EUA discute projeto que pode proibir ministro Alexandre de Moraes de entrar no país, diz mídia

O comitê judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos reuniu-se nesta quarta-feira (26/02/2025) para votar um projeto de lei que pode impedir o ingresso do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em território americano. A proposta, denominada “No Censors on our Shores Act”, foi apresentada em setembro de 2024 pelos congressistas Maria Elvira Salazar e Darrell Issa, ambos do Partido Republicano, e visa bloquear a entrada de autoridades estrangeiras acusadas de violar a liberdade de expressão dos cidadãos dos EUA.

De acordo com o Financial Times, a versão final do texto não menciona garantias de segurança dos Estados Unidos e retira as exigências de controle de um fundo de US$ 500 bilhões destinado à transferência de recursos provenientes do desenvolvimento de recursos minerais na Ucrânia. Informações do portal Metrópoles indicam que a medida foi defendida como resposta à decisão do ministro Alexandre de Moraes, que ordenou a suspensão da rede social X no Brasil, após o descumprimento de ordens judiciais por parte da empresa de Elon Musk.

O projeto de lei poderá avançar para votação no plenário, caso seja aprovado pelo comitê. Segundo relatos, a proposta busca impedir a entrada nos EUA de autoridades estrangeiras que adotem medidas consideradas contrárias aos direitos de liberdade de expressão dos norte-americanos.

Adicionalmente, o ministro Alexandre de Moraes bloqueou recentemente o acesso à rede social Rumble no Brasil. Em decisão, Moraes apontou que a plataforma contribuiu para a criação de um ambiente de impunidade e reiterado descumprimento de ordens judiciais. Como medida, as operadoras de internet foram notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para suspender o acesso à plataforma, seguindo precedente de interrupções ocorridas em 2023 por descumprimento de determinações judiciais.

*Com informações da Sputnik News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading