A 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora teve início nesta terça-feira (11/03/2025), no auditório do Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), com a presença do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos. O evento, que segue até esta quarta-feira (12/03/2025), tem como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano” e busca discutir propostas e diretrizes para a melhoria das condições de trabalho.
Debates sobre políticas públicas e condições de trabalho
O secretário Rodrigo Matos, que também preside o Conselho Municipal de Saúde, ressaltou que, além das questões de saúde, é necessário considerar os determinantes sociais que afetam o bem-estar dos trabalhadores. Ele destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na promoção da equidade e no fortalecimento do controle social.
Os participantes da conferência discutem três eixos principais:
- As Políticas Estadual e Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
- As Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
- Participação Popular na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Efetivação do Controle Social.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verena Leal, chamou a atenção para o crescimento dos transtornos mentais relacionados ao trabalho, destacando a vulnerabilidade dos trabalhadores informais, como motoristas de aplicativo e motociclistas.
Eleições de delegados e continuidade das discussões
Durante o evento, serão eleitos 16 delegados que representarão Feira de Santana na Conferência de Saúde Macrorregional da Região Centro/Leste, programada para abril. Do total, oito delegados serão do segmento usuários, quatro do segmento trabalhador e quatro do segmento gestão.
A conferência é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pelo Conselho Municipal de Saúde, e tem como objetivo a construção de estratégias para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e a efetivação de políticas públicas na área da saúde ocupacional.










Deixe um comentário