Na segunda-feira (18/08/2025) teve início, em Brasília (DF), a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que segue até a quinta-feira (21/08/2025). O município de Feira de Santana está representado pela chefe da Divisão de Controle Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, Verena Leal, convidada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) para integrar o quadro de Relatores de Grupo do evento.
Debates centrais da conferência
A conferência, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde com apoio do Ministério da Saúde, tem como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. Durante os quatro dias, os participantes discutem três eixos principais:
-
Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
-
Novas relações de trabalho e seus impactos na saúde;
-
Participação popular e controle social na saúde do trabalhador.
Participação de Feira de Santana
Segundo Verena Leal, a atuação na conferência permite trazer ao município novas metodologias de trabalho e proposições para a saúde do trabalhador e para o campo da vigilância em saúde. Ela destacou ainda que o evento reforça a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública essencial.
A 5ª Conferência Nacional reúne 1.560 delegados e cerca de 2.500 credenciados, entre palestrantes, convidados e membros da comissão organizadora. O encontro busca consolidar diretrizes nacionais para políticas de saúde do trabalhador com base na participação social e no debate coletivo.








Deixe um comentário