Desembargador do TJBA visita o Conjunto Penal de Lauro de Freitas e anuncia doação de livros

Na última quinta-feira (20/03/2025), o Desembargador Eduardo Afonso Maia Caricchio, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), realizou uma visita institucional ao Conjunto Penal de Lauro de Freitas, acompanhado por estagiários e assessores de seu gabinete. A ação teve como objetivo conhecer a estrutura da unidade prisional e organizar uma doação particular de livros que será destinada à biblioteca da instituição.

Durante a visita, a equipe do TJBA percorreu diferentes setores do complexo penal, incluindo as instalações médicas, que oferecem atendimento de psicologia e odontologia aos internos. O grupo também conheceu a sala de aula, a biblioteca e a fábrica de sandálias que funciona dentro da unidade, proporcionando atividade laboral aos apenados.

O Desembargador Eduardo Caricchio destacou a relevância da estrutura e dos projetos de ressocialização desenvolvidos na unidade, com ênfase nas ações voltadas para a leitura como forma de remição de pena. A doação dos livros contribuirá para ampliar o acervo da biblioteca e fortalecer o programa de leitura existente no local.

A visita integra as ações de aproximação entre o Poder Judiciário e o sistema prisional, buscando incentivar práticas que favoreçam a reinserção social de pessoas privadas de liberdade por meio do acesso à educação e à cultura.

O Conjunto Penal de Lauro de Freitas é administrado por meio de parceria público-privada (PPP) e mantém projetos de ressocialização que incluem o trabalho e o estudo como formas de redução da pena dos internos, conforme prevê a legislação.

O Tribunal de Justiça da Bahia reforça que ações como esta fortalecem o compromisso institucional com a promoção de políticas públicas voltadas à humanização do sistema penitenciário e à efetivação de direitos previstos na Constituição Federal.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



One response to “Desembargador do TJBA visita o Conjunto Penal de Lauro de Freitas e anuncia doação de livros”


Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading