A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, anunciou neste domingo (23/03/2025), em Pequim, sua reeleição para continuar à frente da instituição, também conhecida como Banco do BRICS. A reeleição foi possível graças ao apoio do presidente russo Vladimir Putin, que indicou Dilma para o cargo, após articulação do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma já havia recebido elogios de Putin durante a Cúpula do BRICS em Kazan, no ano passado, onde o presidente russo parabenizou a ex-presidente pelo trabalho realizado à frente da instituição.
Em sua fala, Putin ressaltou: “Apreciamos muito o que a senhora fez no último ano. Em geral, esta é uma instituição financeira promissora e em bom desenvolvimento“. A ex-presidente seguirá em Xangai, onde está localizada a sede do banco. Durante a entrevista, Dilma também comentou sobre sua recuperação de uma doença que resultou em sua internação no final de fevereiro, destacando que está agora em boas condições de saúde.
Dilma Rousseff assumiu a presidência do Banco do BRICS pela primeira vez em abril de 2023. A instituição tem como objetivo principal o financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento nos países membros do grupo, que inclui Rússia, Brasil, Índia, China, África do Sul, além de Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




