Ex-deputado João Roma denuncia atuação do crime organizado em invasões de terra no Extremo Sul da Bahia

O ex-ministro da Cidadania e presidente estadual do PL, João Roma, denunciou nesta quarta-feira (19/03/2025) a atuação do crime organizado em invasões de terras no Extremo Sul da Bahia. A declaração foi feita em entrevista à Rádio Morena FM, de Itabuna, onde Roma destacou que as ações criminosas não envolvem diretamente as tradicionais pautas agrárias ou indígenas, mas sim uma estratégia de facções para apropriação de propriedades privadas.

Crime organizado mira o agronegócio

Segundo Roma, as invasões estão sendo conduzidas por organizações criminosas que utilizam movimentos sociais como fachada para enfraquecer a segurança pública e se apoderar de ativos do agronegócio.

Não é uma discussão sobre demarcação de terras. O crime organizado está manipulando essas pessoas para se aproveitar de mecanismos legais e tumultuar a segurança pública no estado da Bahia. Eles estão interessados nos ativos do agronegócio. É o crime organizado mirando em novos nichos”, declarou.

O ex-ministro informou ainda que acompanhou, na terça-feira (18/03), a deputada federal Roberta Roma e o deputado Evair de Melo (ES) em uma denúncia formal realizada na Câmara dos Deputados, buscando alertar o Congresso Nacional sobre a gravidade do cenário.

Insegurança jurídica e omissão estatal

João Roma frisou que as pautas da reforma agrária e da demarcação de terras indígenas são legítimas e historicamente reconhecidas, porém estariam sendo cooptadas por facções criminosas, gerando insegurança jurídica e desestabilização na região.

O crime organizado está se infiltrando nessas causas legítimas, e isso tem trazido ainda mais insegurança, diante da total inapetência do governo para enfrentá-lo”, criticou o presidente do PL na Bahia.

Resistência local e solicitação de apoio federal

O ex-ministro também destacou que a resistência às invasões não ocorre apenas por parte dos produtores rurais, mas envolve trabalhadores locais que dependem do setor agropecuário para sustento.

Esse trabalho proporciona às pessoas a chance de mudar de vida. Quando a insegurança se instala, todos são prejudicados. As pessoas se revoltam porque veem o crime organizado avançando enquanto o Estado se omite”, afirmou.

Roma informou que foi solicitada uma audiência com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, com o objetivo de pedir o envio da Força Nacional ao Extremo Sul da Bahia. Além disso, ele cobrou a atuação da Polícia Federal para investigar a verdadeira origem das invasões, que, segundo ele, podem estar sendo realizadas por grupos criminosos utilizando comunidades indígenas como intermediárias.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading