O Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira (MAC), em Feira de Santana, inaugurou, nesta sexta-feira (07/03/2025), a exposição “Garganta”, da artista Simone Rasslan, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A mostra oferece ao público uma experiência sensorial e imersiva, convidando as mulheres a refletirem sobre os silenciamentos históricos que marcaram a luta feminina ao longo do tempo.
A exposição é composta por três momentos distintos, conforme detalhou Simone Rasslan.
“O primeiro momento apresenta dois quadros que comparam a anatomia da laringe e do útero, destacando semelhanças entre ambos. Um quadro mostra as asas fechadas, enquanto o outro, as asas abertas. A garganta pede para gritar”, explicou a artista.
O segundo momento é caracterizado por uma sala composta por pedras e fios que dificultam o caminho, simbolizando os padrões e as histórias que ainda restringem a liberdade da mulher. O terceiro espaço traz uma série de pinturas, com narrativas que se transformam em histórias pessoais da artista.
O nome da exposição, “Garganta”, surgiu da associação da palavra com a ideia de dar voz aos sentimentos e emoções provocados pelo tema central da mostra. Segundo Rasslan, durante o ano de 2024, ela se dedicou a um processo de vivência da raiva, explorando a necessidade de externalizar sentimentos reprimidos.
“As mulheres podem ter raiva, ela nos impulsiona. Podemos transformá-la em algo positivo, ao invés de criar uma doença ao manter esses sentimentos presos. A exposição revela a importância de gritar, falar e romper com o silenciamento que as mulheres enfrentam há tanto tempo”, afirmou Simone.
A instalação no MAC oferece aos visitantes uma jornada que começa com o silenciamento e culmina na libertação. Cada uma das três salas do ambiente propõe uma experiência única, levando o espectador a vivenciar, de forma sensorial, o grito e a liberdade de expressão.
Georgia Pitombo, diretora do Departamento de Atividades Culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), ressaltou o impacto da exposição.
“Simone trouxe um diferencial ao mostrar as mulheres se libertando. Há uma porta com chaves, representando a abertura do caminho para a coragem, para dizer ‘não’ e se libertar”, disse Pitombo. “Na última sala, um grande tecido branco permite que as mulheres soltem a voz e se sintam livres.”
O secretário de Cultura da Secel, Cristiano Lôbo, reforçou a importância da mostra na valorização da mulher.
“Esta exposição demonstra a importância de olharmos com mais atenção para as mulheres. O trabalho de Simone traz uma reflexão profunda sobre o papel da mulher na sociedade, e a relevância dessas guerreiras, que tanto fizeram e fazem, mas ainda enfrentam dificuldades”, declarou Lôbo.
A curadoria da exposição é assinada por Josane Miranda. A exposição “Garganta” estará aberta ao público até o dia 23 de abril e marca também a retomada do funcionamento do MAC aos sábados, das 13h às 17h.








Deixe um comentário