Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o centro de Mianmar nesta sexta-feira (28/03/2025), conforme o Serviço Geológico dos EUA (USGS). O tremor foi amplamente sentido em China e Tailândia, resultando em feridos, mas ainda sem informações detalhadas sobre o número de vítimas. A primeira-ministra da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, decretou estado de emergência na capital Bangkok e convocou uma reunião de crise.
O terremoto ocorreu a 16 quilômetros a noroeste da cidade de Sagaing, por volta das 14h20, horário local. Na capital de Mianmar, Naypyidaw, estradas foram danificadas e pedaços de teto caíram de edifícios, causando danos significativos. Informações preliminares indicam muitas vítimas em um hospital da capital, mas o número exato de feridos ainda não foi confirmado. A Junta Militar que controla Mianmar fez um apelo por ajuda internacional.
Em Bangkok, o tremor causou cenas de pânico, com escritórios e lojas sendo evacuados. Um prédio de 30 andares desabou no norte da cidade, deixando 43 pedreiros presos nos escombros, enquanto as equipes de resgate trabalham para localizá-los. Algumas linhas de metrô na capital foram temporariamente interrompidas devido aos danos. Os tremores também foram sentidos em outras partes da Tailândia, incluindo o norte e o centro, com relatos de pânico e evacuações em cidades como Chiang Mai, no norte do país.
O terremoto também afetou a província de Yunnan, no sudoeste da China, com uma magnitude registrada de 7,9. A agência de terremotos chinesa confirmou que o tremor foi sentido na região, mas não há informações sobre vítimas ou danos.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, expressou solidariedade e ofereceu assistência a Mianmar e Tailândia, anunciando que o país está pronto para fornecer toda a ajuda necessária às nações afetadas.
Tremores frequentes em Mianmar
Mianmar, também conhecido como Birmânia, é uma região propensa a tremores sísmicos. Em 2016, um terremoto de magnitude 6,8 atingiu a cidade de Bagan, na antiga capital, matando três pessoas e provocando danos significativos a templos. Outro terremoto de magnitude 6,8 ocorreu em novembro de 2012, causando a morte de 26 pessoas e ferindo centenas. A infraestrutura deficiente, serviços de saúde inadequados, especialmente nas áreas rurais, e o crescimento desordenado das áreas urbanas tornam a população vulnerável a desastres naturais, conforme apontado por especialistas.
*Com informações da RFI.










Deixe um comentário