A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) lançará, no dia 31 de março de 2025, a edição ampliada do livro “Harildo Déda: A Matéria dos Sonhos”, em homenagem ao renomado ator, professor e diretor teatral Harildo Déda. O evento ocorrerá às 19h, no Teatro Martim Gonçalves, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), local que foi central na trajetória do artista. A publicação faz parte das comemorações do Dia Mundial do Teatro, celebrado em 27 de março. O evento, que será aberto ao público, incluirá um recital poético com leitura de trechos da obra por atores do Clube da Cena, grupo com o qual Harildo trabalhou, sob direção de Luiz Marfuz.
A obra integra o projeto ‘Mestras e Mestres da Cena’, promovido pela FUNCEB, com co-realização da FUNARTE, ligada ao Ministério da Cultura do Governo Federal. Sara Prado, diretora geral da FUNCEB, destacou a importância da homenagem, destacando o impacto de Harildo Déda para a cultura baiana e brasileira. O livro, que chega ao público em sua versão revisada e ampliada, conta com 352 páginas e uma tiragem inicial de mil exemplares.
A nova edição cobre o período de 2011 a 2023, estendendo o conteúdo da primeira edição, publicada em 2011, que abordava a trajetória de Harildo até 2010. O livro é dividido em três partes, sendo a primeira uma biografia escrita por Raimundo Matos de Leão, doutor em Artes Cênicas. A segunda parte, por Marcos Uzel, cobre a produção de 2011 a 2023, enquanto a terceira, por Luiz Marfuz, revisita a metodologia artística de Harildo. O livro também inclui um posfácio de Marcelo Flores, discípulo de Déda e responsável por preservar sua memória.
Em depoimentos, Raimundo Matos de Leão e Marcos Uzel destacaram o impacto de Harildo Déda no teatro baiano e brasileiro. Leão afirmou que o legado de Déda é de grande importância para a formação de novos atores e a divulgação do teatro, tanto em Salvador quanto em outras partes do país. Uzel, por sua vez, considerou o livro um registro essencial para a história do teatro brasileiro, comparando-o a publicações sobre outras grandes figuras das artes cênicas.
Luiz Marfuz ressaltou a flexibilidade e inovação no trabalho de Harildo, enfatizando a importância de sua abordagem personalizada no trabalho com atores, focando nas necessidades específicas de cada um. A edição revisada e ampliada do livro não apenas faz um relato histórico de quase 50 anos de teatro, mas também documenta a evolução das técnicas pedagógicas de Harildo.
O lançamento contará com a presença de artistas, pesquisadores e amigos de Harildo Déda e servirá como um momento de celebração do legado do diretor, ator e pedagogo. A nova edição será distribuída para escolas de artes cênicas, grupos de teatro, bibliotecas e outras instituições culturais em Salvador, no interior da Bahia e em todo o Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




