O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou nesta sexta-feira (28/03/2025) da cerimônia de posse e transmissão de cargo da nova diretoria executiva e do conselho fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB) e da Federação de Consórcios Públicos da Bahia (Fecbahia). O evento, realizado no auditório Prefeito Antônio Lomanto Júnior, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), contou com a presença de lideranças políticas estaduais e federais.
Nova gestão da UPB e Fecbahia inicia ciclo de liderança municipalista
A posse conjunta consagrou Wilson Cardoso, prefeito reeleito de Andaraí, como novo presidente da UPB, substituindo José Henrique Silva Tigre (Quinho). Para a presidência da Fecbahia, assumiu José Sivaldo Rios, prefeito de Capim Grosso, que já lidera o Consórcio Bacia do Jacuípe.
A cerimônia teve a participação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do senador Otto Alencar, da deputada federal Lídice da Mata, do vice-governador Geraldo Júnior, de secretários estaduais, prefeitos e demais autoridades. Também enviaram mensagens o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder do Governo no Senado, Jaques Wagner, que parabenizaram os dirigentes empossados e reafirmaram o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento dos municípios baianos.
Declarações reforçam compromisso com o municipalismo
Durante o evento, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou que o momento representa uma “festa do municipalismo” e destacou a importância da cooperação entre Estado e municípios para o desenvolvimento regional. Ele frisou o papel estratégico das novas gestões da UPB e Fecbahia na articulação de políticas públicas descentralizadas.
Já o presidente da Fecbahia, Sivaldo Rios, apontou a nova fase como uma oportunidade de integração entre consórcios públicos e governos estadual e federal, visando a construção de soluções conjuntas. “É para avançar, para continuar construindo e ajudando o Estado da Bahia”, afirmou.
Wilson Cardoso assume com foco na modernização institucional
Em seu discurso, Wilson Cardoso celebrou a filiação dos 417 municípios baianos à UPB, anunciou a aprovação de uma nova reforma estatutária — que qualificou como “a mais moderna do Brasil” — e defendeu a união como vetor de fortalecimento da entidade. “Nós só temos uma bandeira, que é a bandeira do municipalismo”, declarou.
A diretoria executiva da UPB é composta por 16 membros, sendo seis dirigentes e dez integrantes do conselho fiscal, entre titulares e suplentes. A nova composição inclui Beto Pinto (Medeiros Neto) como vice-presidente institucional e Kitty Guimarães (Taperoá) como vice-presidente administrativa, assegurando representatividade feminina. Integram ainda a gestão Danillo Sales (1º secretário), Vitor do Posto (2º secretário), Arnaldo Oliveira (1º tesoureiro), Regis Aragão (2º tesoureiro) e Pedrinho, prefeito de Encruzilhada, como vice-presidente da Fecbahia.
Ex-presidente da UPB destaca avanços da gestão anterior
José Henrique Silva Tigre, conhecido como Quinho, fez um balanço positivo de sua gestão à frente da UPB. Ele destacou a redução da contribuição patronal de 20% para 8%, a recomposição do ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com impacto financeiro estimado em R$ 19 bilhões para os municípios brasileiros. “A UPB mostrou ao Brasil a importância do municipalismo”, afirmou ao agradecer aos servidores da entidade.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




