Índice de acordos no Procon de Feira de Santana em 2025 supera média nacional

A resolução de reclamações registradas no Procon de Feira de Santana atingiu 31,6% nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, índice 11 pontos percentuais acima da média nacional, que é de 20%. No período, o órgão registrou 1.387 reclamações presenciais e 390 audiências de conciliação, resultando em 417 acordos formais.

Eficiência nos atendimentos e tempo de resposta

O superintendente da Superintendência de Defesa do Consumidor, Maurício Carvalho, afirmou que o Procon busca solucionar as demandas no menor prazo possível, respeitando as normas estabelecidas. O tempo médio entre o primeiro atendimento e a audiência de conciliação é de até 30 dias.

Casos em que as partes não chegam a um consenso são encaminhados à Vara de Defesa do Consumidor, onde o reclamante precisa constituir advogado. Carvalho ressaltou que a atuação do Procon ajuda a reduzir o volume de processos no Judiciário.

O departamento jurídico do Procon emitiu 543 decisões no período, assegurando a continuidade dos processos administrativos contra empresas que descumprem o Código de Defesa do Consumidor.

Fiscalização e principais demandas

Nos dois primeiros meses do ano, o departamento de fiscalização realizou 182 diligências, 92 notificações e 54 autos de constatação em operações voltadas a instituições de ensino, postos de combustíveis, supermercados e agências bancárias.

As empresas mais reclamadas no período foram:

  • Embasa216 registros
  • Coelba111 registros
  • TIM44 registros

Maurício Carvalho destacou que o objetivo do Procon é intermediar os conflitos e garantir soluções satisfatórias para os consumidores e fornecedores, promovendo segurança jurídica nas relações de consumo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Uma resposta a “Índice de acordos no Procon de Feira de Santana em 2025 supera média nacional”

  1. Boa tarde,

    Estou com problemas com uma loja em que fiz uma compra e não recebi o produto. Como entro em contato para fazer uma reclamação pelo PROCON? Tentei todos os telefones que foram disponibilizados, pelo site e não consegui. Obrigada.


Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading