Instituto Fogo Cruzado alerta para violência policial na Bahia

A atuação da Polícia Militar da Bahia (PMBA) na capital baiana tem levantado questionamentos sobre a política de segurança pública no estado. Segundo o Instituto Fogo Cruzado, a recente operação policial realizada na madrugada de terça-feira (04/03/2025) resultou na morte de 12 pessoas, após um confronto em Fazenda Coutos, região de Salvador.

Contexto e Dados da Violência

De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, esta é a 100ª chacina registrada em Salvador e região metropolitana desde o início do monitoramento na Bahia, em julho de 2022. O levantamento aponta que 67% desses eventos envolvem policiais, totalizando 261 mortes.

A coordenadora regional do instituto, Tailane Muniz, destaca que os números refletem a necessidade de reformulação das estratégias de segurança pública.

“Quando 12 pessoas morrem em uma operação policial, fica evidente que a prioridade é o confronto e não a proteção. Os moradores da região enfrentaram mais de sete horas de intenso tiroteio, o transporte público foi suspenso e a questão que permanece é: quais serão os resultados dessa ação?”, afirmou Muniz.

Posicionamento Oficial

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou, por meio de nota, que a Polícia Militar intensificou a segurança no bairro para conter a violência. Segundo a pasta, a operação ocorreu durante incursões na área, onde houve resistência armada de criminosos, resultando no confronto que levou à morte dos 12 suspeitos, que chegaram a ser socorridos para o Hospital do Subúbrio, mas não resistiram aos ferimentos.

A SSP-BA informou ainda que a ação resultou na apreensão de armamentos, incluindo submetralhadoras, pistolas, revólveres, munições e drogas. As circunstâncias do confronto estão sendo investigadas pela Polícia Civil, com perícias realizadas pela Polícia Técnica.

“A ação policial em Fazenda Coutos foi pontual e não tem relação com o carnaval. O policiamento segue intensificado na região para garantir a segurança dos moradores”, diz a nota da SSP-BA.

Chacinas na Bahia

Segundo a definição do Instituto Fogo Cruzado, uma chacina ocorre quando três ou mais civis são mortos a tiros em um mesmo evento. Quando ocorre durante operações policiais, classifica-se como chacina policial.

Os dados apontam que Salvador é o município com o maior número de ocorrências na Bahia. Desde 2022, foram 63 chacinas, sendo 46 delas em operações policiais. Outros municípios com altos índices incluem:

  • Camaçari: 16 chacinas, sendo seis em operações policiais.
  • Candeias: Sete chacinas, sendo quatro em operações policiais.
  • Lauro de Freitas: Seis chacinas, sendo cinco em operações policiais.
  • Simões Filho: Quatro chacinas, sendo três em operações policiais.

Em Salvador, os bairros com mais registros são:

  • Águas Claras: Quatro chacinas policiais.
  • Arenoso: Três chacinas policiais.
  • Beiru/Tancredo Neves: Três chacinas, sendo duas policiais.
  • Fazenda Coutos, Lobato, Pau Miúdo e Rio Sena: Três chacinas cada, sendo duas policiais.

Perfil das Vítimas

Entre as 373 vítimas de chacinas desde 2022, os dados indicam que:

  • 345 eram homens (93%) e 20 eram mulheres (5%).
  • 39 pessoas morreram dentro de suas residências.
  • 19 foram mortas em bares.
  • Oito foram assassinadas dentro de automóveis.
  • Cinco morreram durante eventos.

Os números evidenciam um padrão de violência urbana que levanta questões sobre a eficácia das políticas de segurança no estado.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading