Marcha 8M marca Dia Internacional da Mulher em Salvador

No Dia Internacional da Mulher, a Marcha 8M reuniu ativistas em Salvador, promovendo uma caminhada entre o Morro do Cristo e o Farol da Barra na tarde deste sábado (08/03/2025). O ato, organizado por sindicatos e pela CUT Bahia, contou com o apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e com a presença das secretárias Ângela Guimarães, da Sepromi, e Fabya Reis, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

A secretária Ângela Guimarães destacou a importância da mobilização e o compromisso do Estado com a igualdade de gênero. Segundo ela, o governo tem atuado em projetos voltados para o combate ao racismo e promoção da equidade. “Essa é uma data globalmente marcada por reflexões sobre os desafios das mulheres por igualdade de direitos, acesso a espaços de poder e combate à violência de gênero. O Estado está comprometido com essas lutas e apoia os movimentos sociais”, afirmou.

A marcha também contou com a participação de mulheres de diferentes categorias profissionais. A psicóloga Íris Paiva, que participou do evento pela primeira vez, ressaltou a necessidade de debater a equidade de gênero no mercado de trabalho.

“Existe uma distinção clara entre homens e mulheres, especialmente em algumas profissões. Percebemos que ainda há barreiras para as mulheres ocuparem determinados espaços. Participar dessa marcha é uma forma de representar minha categoria e reivindicar mudanças”, afirmou.

Com o tema “Mulheres vivas, livres e sem medo”, a mobilização reuniu centenas de mulheres e movimentos sociais, como o Movimento Negro Unificado (MNU) e a Marcha Mundial das Mulheres. A organização TamoJuntas, fundada por Laina Crisóstomo, também esteve presente, reforçando sua atuação na assistência jurídica a mulheres vítimas de violência.

Segundo Laina Crisóstomo, a marcha é um momento de reivindicação de direitos e ocupação dos espaços públicos.

“O tema deste ano enfatiza o combate ao feminicídio e a luta pelo direito das mulheres à cidade e ao bem-viver. Ainda é necessário reforçar que uma relação encerrada não pode resultar na morte de uma mulher. Estamos nas ruas para garantir que as futuras gerações não precisem travar essas mesmas batalhas”, afirmou.

A caminhada integrou o calendário de eventos da Bahia em alusão ao Dia Internacional da Mulher, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. Originalmente, a data era marcada por reivindicações por melhores condições de trabalho, direito ao voto e igualdade de oportunidades. Atualmente, a agenda também inclui o combate ao machismo e à violência de gênero.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading