Nesta quarta-feira (19/03/2025), os jornais franceses detalharam os resultados da conversa telefônica entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, ocorrida na terça-feira (18/03/2025). Durante a ligação, os líderes chegaram a um acordo para um cessar-fogo parcial na Ucrânia, que inclui a suspensão de ataques a infraestruturas de energia e a troca de 175 prisioneiros. Este movimento é visto como uma primeira etapa para a possível suspensão total do conflito no futuro.
O jornal Le Figaro destaca que, além do cessar-fogo, a principal agenda dos líderes foi o fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países, com foco em acordos econômicos e na garantia de estabilidade geopolítica uma vez que a paz seja alcançada. A cooperação entre os Estados Unidos e a Rússia deve se expandir para o Oriente Médio, visando prevenir futuros conflitos e impedir a proliferação de armas estratégicas. Os dois presidentes também concordaram em impedir o Irã de realizar qualquer ação contra Israel.
O Le Figaro também destaca as concessões feitas por Trump ao Kremlin, incluindo a normalização das relações russo-americanas, o fim das sanções contra a Rússia, a possibilidade de manter os territórios conquistados na Ucrânia e o abandono da adesão de Kiev à OTAN.
Por outro lado, o Libération analisa a estratégia de Trump, que foca em pressionar apenas a Ucrânia, sem medidas diretas contra Putin. A publicação aponta que essa abordagem pode comprometer a implementação de um cessar-fogo completo. De acordo com o site Semafor, a Casa Branca estaria até considerando reconhecer a Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, como território russo em um possível acordo de paz.
O Le Monde, por sua vez, traz uma reportagem sobre as condições dos ucranianos que vivem em áreas conquistadas pelas tropas russas, representando 20% do território da Ucrânia. Nessas regiões, a falta de comunicação e os perigos constantes da guerra criam um cenário de isolamento e regime de terror, onde os moradores relatam uma realidade de grande dificuldade e insegurança.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




