Negociações entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin avançam além de um cessar-fogo na Ucrânia, diz mídia

Nesta quarta-feira (19/03/2025), os jornais franceses detalharam os resultados da conversa telefônica entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, ocorrida na terça-feira (18/03/2025). Durante a ligação, os líderes chegaram a um acordo para um cessar-fogo parcial na Ucrânia, que inclui a suspensão de ataques a infraestruturas de energia e a troca de 175 prisioneiros. Este movimento é visto como uma primeira etapa para a possível suspensão total do conflito no futuro.

O jornal Le Figaro destaca que, além do cessar-fogo, a principal agenda dos líderes foi o fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países, com foco em acordos econômicos e na garantia de estabilidade geopolítica uma vez que a paz seja alcançada. A cooperação entre os Estados Unidos e a Rússia deve se expandir para o Oriente Médio, visando prevenir futuros conflitos e impedir a proliferação de armas estratégicas. Os dois presidentes também concordaram em impedir o Irã de realizar qualquer ação contra Israel.

O Le Figaro também destaca as concessões feitas por Trump ao Kremlin, incluindo a normalização das relações russo-americanas, o fim das sanções contra a Rússia, a possibilidade de manter os territórios conquistados na Ucrânia e o abandono da adesão de Kiev à OTAN.

Por outro lado, o Libération analisa a estratégia de Trump, que foca em pressionar apenas a Ucrânia, sem medidas diretas contra Putin. A publicação aponta que essa abordagem pode comprometer a implementação de um cessar-fogo completo. De acordo com o site Semafor, a Casa Branca estaria até considerando reconhecer a Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, como território russo em um possível acordo de paz.

O Le Monde, por sua vez, traz uma reportagem sobre as condições dos ucranianos que vivem em áreas conquistadas pelas tropas russas, representando 20% do território da Ucrânia. Nessas regiões, a falta de comunicação e os perigos constantes da guerra criam um cenário de isolamento e regime de terror, onde os moradores relatam uma realidade de grande dificuldade e insegurança.

*Com informações da RFI.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



One response to “Negociações entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin avançam além de um cessar-fogo na Ucrânia, diz mídia”


Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do Governo da Bahia: Campanha Ações Bahia Projetos Institucionais 0526.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading