Nesta sexta-feira (07/03/2025), a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ivana Bastos, apresentou uma Moção em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A deputada, que fez história ao se tornar a primeira mulher a presidir a Casa Legislativa em seus 190 anos, usou a ocasião para reafirmar o compromisso de sua gestão com a igualdade de gênero e o avanço dos direitos das mulheres.
Durante seu discurso, Ivana Bastos destacou a responsabilidade de sua posição à frente da ALBA e o papel da instituição na promoção da equidade de gênero.
“Ao estar à frente desta Casa Legislativa, sentimos uma responsabilidade ainda maior em promover ações efetivas para combater as desigualdades de gênero que persistem em nossa sociedade. Nossa luta é pela igualdade de oportunidades, pela valorização das mulheres e pela erradicação da violência e discriminação”, afirmou a presidente.
A Moção foi encaminhada à Comissão de Defesa da Mulher da ALBA, à Secretaria de Políticas para as Mulheres e ao Governador Jerônimo Rodrigues. A medida visa fortalecer ações direcionadas às necessidades das mulheres baianas, com ênfase na violência contra a mulher, inclusão no mercado de trabalho e igualdade de oportunidades.
Ivana Bastos também parabenizou as deputadas da Assembleia Legislativa da Bahia pelo empenho na defesa dos direitos femininos e pela luta para construir uma sociedade mais justa e igualitária.
“O trabalho da Comissão de Defesa da Mulher é fundamental para o avanço das políticas públicas que buscam superar as disparidades de gênero. As deputadas que fazem parte dessa comissão são exemplos de força e liderança, empenhadas em transformar a realidade das mulheres em nossa sociedade”, destacou.
A presidente ainda aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de desconstruir práticas patriarcais ainda presentes na sociedade.
“O patriarcado, embora já devesse estar superado, ainda exerce uma influência negativa nas relações de gênero. Precisamos continuar trabalhando para que essas práticas se tornem obsoletas de vez e para que as mulheres tenham, de fato, as mesmas oportunidades que os homens”, completou Ivana.
Por fim, Ivana Bastos afirmou que o legado de sua gestão será pautado pela inclusão, igualdade e pela promoção dos direitos das mulheres, visando garantir que as futuras gerações não precisem mais lutar pelas mesmas causas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




