O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, participou, na quinta-feira (27/03/2024), da reunião da Conmebol que debateu casos de racismo em competições na América do Sul. O encontro durou mais de quatro horas e contou com a presença de autoridades governamentais, representantes das federações dos dez países da entidade e ex-jogadores. O dirigente brasileiro acompanhou o evento de forma remota, da sede da CBF.
A reunião foi convocada após protestos da CBF e de clubes brasileiros exigindo punições mais rigorosas para atos de racismo. O caso mais recente ocorreu no início do mês, quando os jogadores Luighi e Figueiredo, do Palmeiras, foram vítimas de insultos durante a partida contra o Cerro Porteño, pela Libertadores Sub-20, no Paraguai.
Durante sua participação, Ednaldo Rodrigues defendeu a aplicação de penas esportivas, além das multas financeiras, para punir os responsáveis. O presidente da CBF destacou que o artigo seis do Código Disciplinar da Conmebol já prevê essas penalidades, mas que é necessário um posicionamento mais firme da entidade para garantir sua aplicação.
O Embaixador do Brasil no Paraguai, José Marcondes, também participou da reunião e cobrou uma postura mais incisiva da Conmebol no combate ao racismo. Ele lembrou que, no Brasil, o racismo é um crime inafiançável e imprescritível.
Ainda na quinta-feira, Ednaldo Rodrigues anunciou o envio de um conjunto de sugestões para fortalecer o combate ao racismo nos torneios sul-americanos. Segundo ele, o aumento das multas financeiras não é suficiente, sendo necessário um endurecimento das sanções esportivas.
Após a reunião, a Conmebol anunciou a criação de uma força-tarefa dedicada ao desenvolvimento e à implementação de estratégias para erradicar o racismo, a discriminação e a violência no futebol. O grupo será composto por ex-jogadores e especialistas jurídicos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




