A Rússia e os Estados Unidos solicitaram ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) a realização de consultas emergenciais a portas fechadas para tratar da situação na Síria. O pedido foi confirmado pelo representante permanente adjunto da Rússia na ONU, Dmitry Poliansky, diante da intensificação dos combates no país árabe.
O diplomata afirmou que a reunião deve ocorrer na terça-feira (11/03/2025) e terá como foco a violência contra civis no oeste da Síria. Segundo relatórios, os confrontos entre grupos armados e forças de segurança sírias resultaram em mais de 1.000 mortes nos últimos três dias, sendo a maioria civis.
Escalada do conflito
Desde a última quinta-feira (06/03/2025), conflitos foram registrados na cidade de Jableh, em distritos de Latakia e nas áreas montanhosas das províncias de Latakia e Tartus. Os combates foram desencadeados pela oposição de grupos armados à nova administração síria, liderada por Ahmed al-Sharaa, que assumiu o poder após um período de instabilidade política.
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, sediado no Reino Unido, relatou que 830 civis da comunidade alauíta foram mortos nos últimos dias em uma possível “operação de limpeza étnica”. O Ministério da Defesa da Síria informou que 231 membros das forças de segurança foram mortos em enfrentamentos com grupos rebeldes contrários ao novo governo.
Reação internacional
O líder sírio Ahmed al-Sharaa, em pronunciamento no domingo (09/03/2025), pediu o fim da violência e anunciou a criação de um comitê para manter a paz civil. O pedido ocorre em meio a preocupações sobre o agravamento da crise humanitária no país.
A comunidade internacional acompanha os desdobramentos do conflito e avalia possíveis medidas para conter a instabilidade. A solicitação da Rússia e dos Estados Unidos para uma reunião de emergência na ONU reflete a gravidade da situação e a busca por uma solução diplomática.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




