O vice-prefeito e secretário de Educação de Feira de Santana, Pablo Roberto, visitou nesta quarta-feira (19/03/2025) a Fundação Bracell, em São Paulo, para conhecer o projeto “Caminhos da Pré-escola”. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL) e o Itaú Social, com foco na qualificação da educação infantil.
Durante o encontro, o secretário discutiu a possibilidade de implantação do projeto em Feira de Santana, com o objetivo de fortalecer o ensino na rede municipal de pré-escolas. O programa visa identificar práticas pedagógicas promissoras, avaliá-las por meio de evidências científicas e apoiar a expansão das ações que apresentarem impactos positivos na aprendizagem e no desenvolvimento infantil.
De acordo com o levantamento apresentado, o Brasil registrou em 2022 uma taxa de matrícula de 91,5% de crianças de 4 a 5 anos na pré-escola. No entanto, o cenário nacional ainda aponta desafios relacionados à qualidade do ensino ofertado nessa etapa.
O J-PAL LAC e a Fundação Bracell atuam conjuntamente no fortalecimento da educação infantil, reunindo pesquisadores, gestores públicos e organizações da sociedade civil para fomentar políticas públicas baseadas em estudos rigorosos e dados concretos. O J-PAL é um centro de pesquisa global fundado pelos economistas Abhijit Banerjee e Esther Duflo, vencedores do Prêmio Nobel de Economia em 2019, com atuação voltada à redução da pobreza e à melhoria das políticas públicas.
Já a Fundação Bracell tem como foco o desenvolvimento social através da educação, com investimentos direcionados à primeira infância e ao fortalecimento de ações educacionais que promovam melhorias efetivas no ensino público.
Pablo Roberto destacou a importância de buscar estratégias inovadoras para o município. Segundo ele, o fortalecimento da educação infantil é uma das prioridades da gestão.
“Nosso compromisso é garantir ensino de qualidade desde os primeiros anos de escolaridade, pois isso impacta diretamente o desenvolvimento das nossas crianças e da cidade”, afirmou.
O encontro na Fundação Bracell marcou um avanço nas discussões sobre a adoção de políticas públicas educacionais baseadas em evidências científicas em Feira de Santana. A partir da experiência, o município poderá avaliar a viabilidade de implementar o projeto “Caminhos da Pré-escola” e adotar práticas pedagógicas comprovadamente eficazes.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




