STF encaminha à PGR defesa de acusados do núcleo 2 da trama golpista

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou nesta quarta-feira (12/03/2025) à Procuradoria-Geral da República (PGR) as defesas dos acusados que pertencem ao chamado núcleo 2 da trama golpista envolvendo o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Com essa decisão, a PGR terá prazo de cinco dias para se manifestar sobre os argumentos apresentados pelas defesas dos acusados.

Acusações contra o núcleo 2

Segundo a PGR, os seis denunciados são acusados de organizar ações para “sustentar a permanência ilegítima” de Jair Bolsonaro no poder.

O grupo inclui:

  • Filipe Martins (ex-assessor de assuntos internacionais de Bolsonaro)
  • Marcelo Câmara (ex-assessor de Bolsonaro)
  • Silvinei Vasques (ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal)
  • Mário Fernandes (general do Exército)
  • Marília de Alencar (ex-subsecretária de Segurança do Distrito Federal)
  • Fernando de Sousa Oliveira (ex-secretário-adjunto da Secretaria de Segurança do Distrito Federal)

No despacho, Moraes determinou o encaminhamento dos documentos das defesas para análise da PGR, respeitando o prazo legal de cinco dias.

“Encaminhem-se os autos à Procuradoria-Geral da República para manifestação, nos termos do art. 5º, caput, da Lei 8.038/90 (‘Se, com a resposta, forem apresentados novos documentos, será intimada a parte contrária para sobre eles se manifestar, no prazo de cinco dias’), em relação às defesas apresentadas pelos denunciados do núcleo 2”, decidiu Moraes.

Próximos passos no julgamento

Após o recebimento e análise das manifestações da PGR, o julgamento da denúncia será marcado pelo STF.

O caso será julgado pela Primeira Turma do Supremo, composta pelos ministros:

  • Alexandre de Moraes (relator)
  • Flávio Dino
  • Cristiano Zanin
  • Cármen Lúcia
  • Luiz Fux

Segundo o regimento do STF, cabe às turmas da Corte julgar ações penais. Como Moraes faz parte da Primeira Turma, a denúncia será analisada por esse colegiado.

Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, os acusados, incluindo Bolsonaro, se tornarão réus e passarão a responder a uma ação penal no STF.

A data do julgamento ainda não foi definida, mas, considerando os prazos legais, o caso pode ser analisado ainda no primeiro semestre de 2025.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading