A Esquerda Popular Socialista (EPS), corrente interna do Partido dos Trabalhadores (PT), anunciou a candidatura da militante Liu Durães à presidência do diretório estadual do partido na Bahia. A decisão foi comunicada através de nota divulgada nas redes sociais na noite de sábado (08/03/2025).
De acordo com o deputado federal Valmir Assunção, que integra a direção estadual da EPS, Liu Durães representa a base militante do partido.
“Liu é uma mulher que veio das bases do PT. Nasceu e cresceu militante do MST, foi dirigente estadual e nacional do Movimento e atualmente faz parte da Executiva Estadual do partido”, declarou o parlamentar.
Ainda segundo Assunção, a candidatura de Durães reflete o compromisso do PT baiano com a representação social e a militância.
Eleição Interna do PT
O Processo de Eleição Direta (PED) do PT está previsto para ocorrer no dia 06 de julho. A votação definirá a nova composição da direção estadual do partido.
Segundo a nota divulgada pela EPS, o pleito ocorre em um momento de reestruturação partidária e mobilização social. “Nosso principal objetivo é fortalecer o PT em todas as regiões do estado, defender nosso legado e reforçar a conexão com nossa base social”, afirmou o comunicado.
Diretrizes da Candidatura
A plataforma de Liu Durães enfatiza a ampliação da presença do partido nas cidades e o fortalecimento de pautas relacionadas às juventudes, mulheres, população negra, LGBTQIA+, trabalhadores, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. A EPS defende que o fortalecimento interno do PT será essencial para garantir a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a continuidade do governo estadual sob a gestão de Jerônimo Rodrigues.
A nota também ressalta que a militância do PT na Bahia deve se mobilizar para enfrentar a extrema-direita nas eleições de 2026, consolidando a atuação partidária em prol das políticas sociais e econômicas implementadas nos últimos anos.











Deixe um comentário