A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) de Feira de Santana reforçou as ações de fiscalização nos primeiros 100 dias de Governo Ronaldo, com operações focadas em poluição sonora, visual e crimes ambientais. As iniciativas, realizadas em parceria com órgãos de segurança e outras secretarias, resultaram em apreensões, multas e notificações.
Combate à poluição sonora
A Operação Feira Quer Silêncio, coordenada pela Semmam e pela Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, atendeu 630 denúncias em pouco mais de um mês. Equipamentos sonoros foram apreendidos, e estabelecimentos e veículos que ultrapassaram os limites legais de ruído foram notificados. Mais de R$ 500 mil em aparelhos foram recolhidos e estão sob custódia judicial.
Fiscalização de poluição visual
Em 2025, a prefeitura aplicou R$ 46 mil em multas e autuou 300 estabelecimentos por irregularidades em fachadas. Além disso, 200 faixas publicitárias irregulares foram removidas. A Semmam também realizou reuniões com empresas de publicidade para alinhar as normas de outdoors e painéis eletrônicos.
Repressão a crimes ambientais
As operações resultaram em:
- Apreensão de 3 máquinas e 5 caminhões em área de exploração mineral irregular no bairro Asa Branca;
- Desmantelamento de desmatamento ilegal, com 2.000 sacos de carvão apreendidos e 3 fornos clandestinos destruídos;
- Combate a ocupações irregulares em Área de Preservação Permanente (APP), próximo à BR-116 Sul, incluindo apreensão de maquinário e condução de infrator à delegacia;
- Análise de solo e perícia na Lagoa de Berreca para investigar causas de incêndio recente.
A secretária de Meio Ambiente, Jaciara Costa, afirmou que os resultados refletem o trabalho integrado entre órgãos municipais.
“Atendemos demandas históricas da população por fiscalização ambiental e ordem urbana. Continuaremos combatendo crimes e promovendo uma cidade mais sustentável”, declarou.
Novas etapas das operações estão previstas para os próximos meses, ampliando a proteção aos recursos naturais do município.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




