Nos primeiros 100 dias da gestão do prefeito José Ronaldo, a Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec) apresentou resultados nas áreas de empregabilidade, capacitação técnica e atração de investimentos, com impacto direto sobre o mercado de trabalho e o ambiente produtivo de Feira de Santana.
A secretaria projeta a criação de 7.500 vagas de trabalho nos setores da indústria, comércio e serviços, com perspectivas até 2027. No setor industrial, as empresas Xpert Pack, Vipal Borrachas, Belgo Arames e Placo Saint Gobain planejam gerar 2.000 empregos. No comércio, redes como Atakarejo, Economart, Mineirão e Mix Matheus, além da construção de um novo shopping center com mais de 80 lojas, devem abrir 2.000 postos de trabalho até 2026. Já no setor de serviços, o Centro Integrado GRID e o Call Center Atento estimam 3.500 contratações.
A Casa do Trabalhador, sob gestão da Settdec, promoveu cursos gratuitos em áreas como informática, atendimento ao idoso, cuidados com acamados e elaboração de relatórios. Em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a secretaria está elaborando relatórios sobre o mercado de trabalho local para orientar ações de capacitação.
Outro destaque é o anúncio do Projeto de Estruturação do Centro de Logística Integrado de Feira de Santana–2035, que prevê a instalação de um Porto Seco na BR-324, com 700 mil m² de área e potencial para gerar 3.500 empregos diretos e indiretos. O projeto visa ampliar a infraestrutura logística da cidade e atrair empresas de transporte e armazenamento.
A pasta também viabilizou um repasse federal de R$ 2,5 milhões para a construção da nova sede da Casa do Trabalhador, com objetivo de expandir as ações de qualificação e apoio ao setor produtivo.
Entre janeiro e março de 2025, foram registrados 3.988 atendimentos a pessoas em busca de emprego, 1.335 pedidos de seguro-desemprego e 1.165 vagas disponibilizadas, segundo levantamento da Settdec.
A secretária Márcia Cristina Ferreira afirmou que os resultados dos 100 dias são fruto de um trabalho técnico conjunto e do planejamento estratégico com foco no desenvolvimento econômico de Feira de Santana. A pasta pretende seguir ampliando parcerias com o setor privado e instituições de ensino.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




