Ancelotti volta a estar na mira da Seleção Brasileira

Após o catastrófico resultado da Seleção Brasileira contra a Argentina, o nome do treinador Carlo Ancelotti voltou a ser ventilado como possível novo comandante da “amarelinha”. Será que com o italiano o Brasil poderá voltar a ter esperança de uma boa participação na Copa do Mundo? É o que milhões de torcedores têm tentado adivinhar nas casas de apostas legais em 2025.

A derrota por 4 a 1 contra a Argentina foi, possivelmente, a pá de cal no trabalho de Dorival Júnior. Em seus primeiros compromissos no comando do Brasil, o treinador até conseguiu bons resultados: a vitória contra a Inglaterra (1 a 0), em Wembley, e o empate por 3 a 3 contra a Espanha, no Santiago Bernabéu.

No entanto, a sequência de trabalho ficou muito aquém do esperado. Logo no começo, o treinador já teve de comandar a seleção em uma Copa América, e a participação não poderia ter sido pior. Na fase de grupos, foram dois empates e apenas uma vitória. E logo nas quartas de final, após novo empate, o Brasil foi eliminado nos pênaltis pelo Uruguai.

Nas Eliminatórias, o Brasil também não conseguiu mostrar evolução e, agora, com a derrota para a Argentina, fica estacionado na quarta colocação, com 21 pontos. Já os argentinos, que lideram a disputa, têm 31.

Ancelotti já foi dado como certo na Seleção Brasileira

Desde a saída de Tite do comando da seleção, especula-se sobre a vinda de um treinador estrangeiro. O próprio Ancelotti já chegou a ser dado como nome certo pela CBF.

Conforme comunicado no início de 2024, ele iria assumir o comando da seleção na metade daquele ano, após o fim da temporada europeia. No entanto, com a aproximação da data supostamente acordada, o italiano anunciou que permaneceria no Real Madrid.

Agora, com a sequência de trabalhos ruins de Ramon Menezes, Fernando Diniz e Dorival Júnior, a CBF teria voltado a fazer contato com Ancelotti.

Dessa vez, o que se diz é que ele poderia assumir o comando da seleção após a disputa do Supermundial de Clubes da Fifa, que acontecerá de 14 de junho a 13 de julho. Fica a dúvida, porém, se isso realmente vai acontecer ou se, chegando perto da data, o italiano vai anunciar que não há acordo nenhum, e a CBF terá de, mais uma vez, improvisar um treinador.

Dorival Júnior

A verdade é que a escolha de Dorival Júnior como treinador foi um grande erro da CBF. Por melhor que fosse a sua fase – e ele vinha de bons trabalhos no Flamengo e no São Paulo -, jamais havia sido considerado um dos principais treinadores do país.

Portanto, Dorival Júnior acabou dando um passo muito maior do que podia, e o resultado é o que temos visto. No fim, a culpa não é dele, já que nenhum treinador recusaria esse convite.

Dorival Júnior não é mau treinador e, voltando a dirigir clubes brasileiros, poderá fazer trabalhos dignos. No entanto, o desafio da Seleção Brasileira é imenso, e é hora de trazer um treinador do primeiro escalão, o que, obrigatoriamente, significa um comandante estrangeiro.

Outras opções

Além de Carlo Ancelotti, outros nomes também já foram ventilados – um deles é o de Jorge Jesus, que deixou sua marca no futebol brasileiro pelo excelente trabalho à frente do Flamengo em 2019 e 2020.

Em 58 jogos, ele obteve incríveis 81,6% de aproveitamento. Além, é claro, de ter conquistado os seguintes títulos: Libertadores (2019), Campeonato Brasileiro (2019), Campeonato Carioca (2020), Recopa Sul-Americana (2020) e Supercopa do Brasil (2020).

Outro nome que também sempre vem à baila é o do espanhol Pep Guardiola. O treinador, no entanto, não parece que queira deixar o comando de um clube europeu para assumir uma seleção nesta fase de sua carreira.

É preciso aguardar, portanto, os próximos dias e a suposta negociação com Carlo Ancelotti. Mas uma coisa é certa: se o Brasil tiver pretensão de ser competitivo no próximo Mundial, precisa resolver seu futuro urgentemente: e o treinador precisa ser da prateleira de cima do futebol europeu.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading