Após um intervalo de quase dois meses desde o Carnaval, o grupo BaianaSystem retoma suas atividades com duas apresentações importantes que marcam o início da circulação nacional do novo projeto artístico vinculado ao disco O Mundo Dá Voltas. O primeiro espetáculo acontece nesta quarta-feira (30/04/2025), em Feira de Santana, Bahia. O segundo será no domingo (4/05), em São Paulo, durante o Festival Nômade, onde a banda estreia o novo show “Lundu Rock Show”.
“Nossa Cultura” em Feira de Santana: valorização da identidade local
O primeiro show da retomada será apresentado gratuitamente na Praça da Matriz, em Feira de Santana, e integra a turnê “Nossa Cultura em Primeiro Lugar”, proposta que valoriza manifestações locais e o intercâmbio entre artistas baianos.
Rachel Reis, cantora feirense em ascensão nacional, abrirá a noite. Em seguida, a banda Quixabeira da Matinha, referência do samba de roda tradicional com mais de três décadas de atividade, junta-se ao BaianaSystem, assim como Dionorina, ícone do reggae baiano, e Lazzo Matumbi, parceiro histórico do grupo.
Participação no Boiler Room em Salvador e estreia nacional em São Paulo
Na quinta-feira (1º/05), feriado do Dia do Trabalhador, o BaianaSystem participa do projeto internacional Boiler Room, em Salvador, com outros artistas locais. No domingo (04/05), a banda apresenta pela primeira vez o espetáculo “Lundu Rock Show” no Festival Nômade, em São Paulo, iniciando uma nova etapa da carreira.
O espetáculo marca a primeira interação cênica da banda com o novo álbum, que será levado posteriormente para turnês internacionais na Austrália, em junho, e Europa, em setembro.
“Lundu Rock Show”: resgate, inovação e formação expandida
O novo show do BaianaSystem promove uma releitura contemporânea do Lundu, manifestação cultural afro-brasileira que foi uma das primeiras expressões musicais permitidas no período colonial. Segundo o vocalista Russo Passapusso, trata-se de “uma movimentação artística que atualiza o Lundu para os contextos urbanos contemporâneos”.
A banda se apresentará em São Paulo em formato big band, com novos integrantes, como o baterista Jean Michell e a guitarrista baiana Agatha Clarissa, além da formação tradicional com Russo Passapusso, Roberto Barreto, Sekobass, Claudia Manzo, Ubiratan Marques, João Meirelles, Junix 11, Ícaro Sá e Dougbone. A produção visual é assinada por Core e Cartaxo, responsáveis também pelo espetáculo “Nossa Cultura”.
Intercâmbio e projeção internacional
A proposta artística de 2025 do BaianaSystem é estruturada em duas frentes complementares: a valorização das expressões locais através de shows regionais e o desenvolvimento de um espetáculo de alcance internacional. A estratégia demonstra a vocação da banda para o intercâmbio cultural, com raízes firmes nas tradições populares e projeção para grandes palcos globais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




