Belgo Arames completa 50 anos e amplia investimentos em inovação, sustentabilidade e produção

Empresa intensifica ações em Feira de Santana e reforça compromissos com tecnologia e impacto social.
Empresa intensifica ações em Feira de Santana e reforça compromissos com tecnologia e impacto social.

Em abril de 2025, a Belgo Arames completa 50 anos de atuação no Brasil, com presença consolidada no setor de transformação de arames de aço. A empresa é resultado da joint venture entre a ArcelorMittal, uma das maiores produtoras de aço do mundo, e a Bekaert, líder global na fabricação de arames. Com sede em Contagem (MG), possui oito unidades industriais nos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo, sendo duas localizadas em Feira de Santana, responsáveis por 31% da produção nacional.

A comemoração dos 50 anos foi marcada pelo reforço dos pilares estratégicos da empresa: inovação, gente, cliente, desempenho e sustentabilidade. Segundo Rodrigo Archer, CEO da Belgo Arames, a empresa reafirma seu compromisso com investimentos em tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento humano.

Em Feira de Santana, a empresa realiza os maiores investimentos em automação e digitalização, visando ganhos de produtividade e diferenciação no mercado. De acordo com Lucas Villafort, gerente da unidade, novas tecnologias estão sendo incorporadas para automatizar processos e gerar mais eficiência na entrega de soluções para os setores de indústria, energia elétrica e eólica, construção civil e automotiva.

Histórico de expansão e diversificação de portfólio

A trajetória da Belgo teve início com a instalação da primeira fábrica de steel cord (arame para pneus) da América Latina. Atualmente, a empresa atende aos setores automotivo, agronegócio, cercamentos urbanos, óleo e gás, energia, telecomunicações e aplicações especiais, oferecendo um portfólio diversificado de produtos.

Entre os principais produtos estão fibras de aço e cordoalhas, arames para flexpipe, arames para torres de transmissão e arames lisos e farpados. A Belgo também atua na chamada linha branca, fornecendo componentes para eletrodomésticos. Cerca de 80% dos pneus produzidos no Brasil utilizam o steel cord da Belgo.

Iniciativas em inovação e sustentabilidade

A empresa foi reconhecida em premiações recentes por suas práticas inovadoras. Em 2024, a Belgo ficou em 3º lugar no setor de Mineração e Metalurgia do Prêmio Valor Inovação e em 2º lugar no Prêmio Época Negócios 360º. No Ranking 100 Open Corps, ocupa posição entre as 10 melhores do setor Mineração e Metais.

Entre os lançamentos recentes está o Dramix® 4D, fibra de aço que reduz em até 25% o uso de materiais na construção civil, e o Belgo Strada, utilizado na proteção de fauna em rodovias e ferrovias. Para o setor de energia, a empresa desenvolveu a Cordoalha UHS, com 20% mais carga de ruptura e potencial para reduzir em até 15% a construção de estruturas em áreas naturais.

As metas de sustentabilidade incluem redução de 10% no consumo de energia, limitação de 17% nas emissões dos escopos I e II até 2030 e destinação zero de resíduos industriais em aterros sanitários. Esses compromissos estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Projeções e investimentos futuros

Até 2025, os planos da Belgo envolvem o uso de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT). Também estão previstas ações voltadas para infraestrutura, formação de talentos, diversidade e inclusão.

A empresa mantém uma média anual de 1,4 mil empregos indiretos, além de 3,5 mil empregos diretos. Segundo o ranking Lugares Incríveis para Trabalhar, a Belgo figura entre as melhores empresas brasileiras de grande porte para trabalhar, com destaque para os esforços em ambiente saudável e seguro.

Reconhecida entre as empresas mais inclusivas do Brasil, a Belgo também foi selecionada entre as Melhores Empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem, segundo o levantamento do Instituto Mais Diversidade e a Human Rights Campaign Foundation (HRC).

Impacto social e comunitário

Nos últimos 15 anos, a Belgo investiu aproximadamente R$ 475 milhões em projetos sociais, envolvendo mais de 30 iniciativas e alcançando cerca de 7 milhões de pessoas. A atuação em ações sociais inclui educação, cultura, capacitação profissional e meio ambiente. A empresa aparece entre as que mais investem via leis de incentivo, segundo a Social Tech Simbi.


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