Brasília (segunda-feira, 07/04/2025) — O prefeito de Salvador, Bruno Reis, tomou posse como vice-presidente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). A cerimônia foi realizada durante a 87ª Reunião Geral da FNP, ocorrida em Brasília.
A nova função exercida por Bruno Reis tem como foco a articulação de políticas públicas voltadas à prevenção e à mitigação de desastres naturais, tema que ganha crescente relevância diante do aumento da frequência e da intensidade dos eventos climáticos extremos em diversas regiões do Brasil.
“Muitos prefeitos têm sofrido com as mudanças climáticas. É um fato; uma constatação. Cada vez mais temos observado eventos climáticos extremos. Chuvas como nunca vistas e temperaturas que aumentam a cada ano”, declarou Bruno Reis durante a posse. Ele citou como exemplo os episódios recentes de fortes chuvas em São José dos Campos (SP) e Angra dos Reis (RJ).
Salvador como referência nacional em defesa civil e prevenção
Antes de assumir a nova vice-presidência, Bruno Reis exercia a função de vice-presidente de Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) na entidade. Agora, passa a liderar uma área em que Salvador tem obtido destaque nacional, sobretudo pelo trabalho da Defesa Civil de Salvador (Codesal).
Entre as principais ações implementadas pelo município nos últimos anos, destacam-se:
-
R$ 280 milhões investidos em obras de contenção de encostas e instalação de geomantas em 550 áreas de risco nos últimos 12 anos;
-
Criação do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec), em funcionamento desde 2016, para o acompanhamento meteorológico da cidade;
-
Implantação do Centro de Estudos e Pesquisas da Defesa Civil (Cepedec), voltado ao desenvolvimento de políticas públicas baseadas em dados e evidências;
-
Formação de comunidades preparadas para atuação em situações de emergência, por meio de iniciativas como os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), Nupdec Mirim, Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), Mobiliza Defesa Civil e simulados de evacuação.
Além disso, Salvador foi sede, no final de 2024, da Semana Nacional de Redução de Desastres, reunindo representantes de defesas civis de diferentes municípios da Bahia e do Brasil.
Reconhecimento à gestão anterior da FNP
Durante a solenidade, Bruno Reis agradeceu o trabalho do ex-presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, ex-prefeito de Aracaju (SE), e parabenizou o novo presidente eleito, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro (RJ), que assume a condução da entidade a partir de 2025.
A Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos reúne gestores municipais de diversas regiões do país e atua como espaço de articulação e defesa de políticas públicas urbanas, com foco na gestão municipalista, infraestrutura urbana, mobilidade, saneamento e resiliência climática.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




