Jogos digitais fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Somente no Brasil, por exemplo, 7 em cada 10 indivíduos jogam jogos. Essa elevada popularidade que o jogo tem faz com que haja impactos na cultura e influências que podem ser observadas ao longo das gerações.
Estudos comprovam que os jogos digitais têm impacto direto no potencial de adquirir conhecimento, percepções, compreensão de conteúdo, assim como desenvolvimento sociocultural.
Esse foi um dos aspectos observados pelo estudo publicado na revista Educational Sciences:Theory & Practice. Além dessa pesquisa, outras produções científicas validam a mudança cultural que tem sido observada graças aos jogos digitais.
Crenças, ideias e valores são disseminados via jogos
Uma revisão sistemática publicada na Universidade de Extremadura, na Espanha, evidencia que os jogos digitais têm impacto direto na crença, ideias e valores entre os seus jogadores. Outro fator que também é consequência dessas mudanças é a capacidade de gerar novas representações culturais.
Exemplos práticos disso podem ser observados em diferentes tipos de jogos. O jogo do bingo é um bom exemplo de como a jogabilidade digital tem influenciado nos avanços culturais observados na sociedade.
Anteriormente, rodadas de jogo de bingo eram disputadas entre os jogadores que se reuniam em locais voltados para essa prática. Com o passar dos anos, a atividade passou a ser menos explorada.
Recentemente, o bingo voltou a ser um jogo de destaque entre os seus jogadores. Mesmo no ambiente digital, jogar com cartelas é algo que muitos jogadores fazem para manter a cultura do jogo.
Como o bingo já faz parte da cultura brasileira, ele permite que as crenças, ideias e valores sejam passados ao longo de gerações. No caso da versão moderna, ela mantém a mesma jogabilidade do jogo antigo, só que com mais recursos para os jogadores.
Existem estudos que acreditam que o fato dos jogos manterem sua dinâmica ao longo dos anos, inclusive no ambiente digital, fazem com que ideias como o capitalismo, liberalismo, e até mesmo o excepcionalismo sejam transmitidas aos jogadores.
Com isso, todo o aspecto que é consequência desse tipo de idealismo é passado para outras gerações. Porém, isso só é alcançado com base na compreensão dos elementos que fazem parte do jogo em questão.
Comunidades ainda mais fortalecidas no ambiente digital
Um elemento que transformou a maneira pela qual alguns jogadores jogam seus jogos favoritos foi a criação de uma comunidade local em torno do jogo em questão. O elevado engajamento dos jogadores, aliado a ampla variedade de canais para jogar faz com que mais pessoas sintam-se parte de um grupo.
A cultura sempre teve esse aspecto de comunidades de jogos. Nos anos em que a era digital ainda não fazia parte do cotidiano dos jogadores, existiam grupos que se reuniam fisicamente para jogar o jogo de sua preferência.
Os anos se passaram e as plataformas digitais ganharam espaço entre os jogadores. Hoje em dia, já se sabe a importância da comunidade gamer para os jogos. Sua presença não só ajuda no estabelecimento de determinado jogo, bem como fortalece seu engajamento.
O sucesso das comunidades de jogadores de jogos digitais é comprovado pelo elevado número de pessoas que comparecem em eventos de esportes eletrônicos. Somente no IEM Katowice 2019, por exemplo, mais de 200 milhões de pessoas acompanharam as partidas.
Esse número impressionante mostra que a capacidade de alcance dos eventos de jogos digitais ganhou novos patamares. Toda a tecnologia, aliada a uma comunidade fortalecida pelo elevado número de canais de comunidade, e desenvolvimentos dentro do jogo em si criaram um terreno fértil para que esse mercado alcançasse novos recordes.
Jogos e cultura precisam caminhar juntos
As desenvolvedoras de jogos estão cada vez mais envolvidas na cultura do local em que pretendem promover seus games. Afinal, o conhecimento cultural tem um aspecto fundamental na iniciativa de determinada empresa.
Um jogo que não é culturalmente tão popular em determinado país pode dar lugar a outra alternativa que os jogadores costumam jogar. As culturas asiáticas e europeias são muito diferentes em vários aspectos, incluindo os jogos, por exemplo.
O Xadrez Chinês aparece como um dos jogos mais jogados pelos asiáticos. Já na Europa o Xadrez também faz sucesso, mas em uma versão bem diferente da chinesa, o que exige que os desenvolvedores se adaptem ao aspecto local para que tenham sucesso em suas iniciativas.
Os jogadores que gostam de jogar podem ter em mente que a tendência é de que o jogo siga sendo um aspecto que envolve a cultura do local ao qual é disponibilizado. Além disso, tende a impactar mudanças digitais, as quais ainda vão movimentar muito esse mercado.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




